Sete integrantes de um grupo criminoso suspeito de gerenciar o tráfico de drogas no Aglomerado da Mina, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram detidos durante uma operação da Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (23). Foram apreendidos dois carros e duas motocicletas. Em uma fase anterior da operação, outros dois homens, considerados líderes da quadrilha conhecida como "Comando da Mina", já haviam sido presos.
Nesta quarta, cinco homens e uma mulher - companheira de um dos líderes - foram presos e um adolescente foi apreendido. De acordo com o delegado Eduardo Hilbert, que coordenou as investigações, ao todo, 25 pessoas foram identificadas e qualificadas. Com essas prisões, 16 pessoas ainda estão foragidas, entre elas um homem conhecido como Barney, considerado o maior líder do grupo criminoso.
As investigações apontam que todos os suspeitos têm envolvimento com o tráfico de drogas, o que teria motivado homicídios cometidos pelo grupo.
Além dos homicídios e do tráfico de drogas, integrantes do grupo criminoso têm registro por diferentes crimes, como porte ilegal de arma de fogo, receptação, furto, além de constrangimento ilegal, por coagirem moradores da região a não testemunharem contra membros da quadrilha.
O Aglomerado da Mina é composto pelos bairros Sônia, São José, Guadalajara, Everest, Fortaleza, Felixlândia, São João de Deus, Lidice e Papine. A Polícia Civil continua as buscas pelos foragidos.
Tentativa de fuga
Na última quinta-feira (17), durante audiência, Rafael Soares, que já responde por homicídio, tentou fugir, mas foi contido por agentes penitenciários que faziam a escolta do preso ao Fórum.
Participaram das investigações o delegado Eduardo Hilbert, o subinspetor Antônio Higino, os escrivães Ismar Castro, Élcio Brito e Michel Castro, e os investigadores Patrick Nogueira, Geraldo Brum, Hugo Lelis, Fred Santos, Roberta Silva e Leandro Baldez.