Baixas temperaturas

Inverno em MG: saiba o que esperar da estação mais fria do ano

Estação deverá ser mais quente e seca neste ano devido à atuação do fenômeno El Niño

Por Gabriel Rezende
Publicado em 19 de junho de 2023 | 21:58
 
 
 
normal

A estação preferida dos amantes do frio se aproxima. Nesta quarta-feira (21), às 11h58, inicia-se o inverno no Hemisfério Sul. Em Minas Gerais, o “friozinho” já é sentido, principalmente durante as noites e as manhãs. Nesta semana, Belo Horizonte tem previsão de tempo seco e baixas temperaturas

Apesar da queda dos termômetros em relação ao verão e ao início do outuno, não há previsão de frio recorde neste inverno. O cenário é apresentado pelo meteorologista Ruibran dos Reis. Segundo ele, o inverno terá temperaturas “entre 2 °C e 3 °C acima do normal”.

“Será uma estação mais seca e quente do que o normal”, explica. Na região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, as temperaturas mínimas devem ficar entre 13 ºC e 26ºC. Além disso, não deve haver volume significativo de chuva.

Conforme Ruibran, até a primeira semana de julho, não há previsão de frio intenso em Minas Gerais. “O sol deve predonominar. Sem nuvens, as temperaturas caem durante a noite e a manhã - como é típico do inverno -, mas nada muito intenso”, afirmou. 

El Nino 

As temperaturas mais altas no inverno deste ano se devem a atuação do El Niño, que ocorre no Oceano Pacífico e causa o aquecimento das águas, conforme explica Ruibran. Isso porque o fenômeno pode bloquear o avanço de frentes frias. 

Frio em BH

Apesar da previsão de não ser um inverno rigoroso, Belo Horizonte está em alerta de baixas até a próxima sexta-feira (23). Segundo a Defesa Civil, no período, são esperadas temperaturas mínimas na casa dos 12 ºC nas primeiras horas do dia. 

Belo Horizonte registrou o dia mais frio do ano há um mês. Em 20 de maio, os termômetros registraram 10,1 °C na estação meteorológica Cercadinho, na região Oeste da capital. 

Cuidados durante o frio 

  • Hidrate-se; 
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho; 
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano; 
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratório

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!