Saúde

Ipatinga confirma duas mortes por febre maculosa e intensifica cuidados

Vítimas foram picadas enquanto participavam de uma pescaria em município vizinho

Por Vitor Fórneas
Publicado em 30 de agosto de 2023 | 14:52
 
 
 
normal

Dois homens de 29 e 64 anos morreram vítimas de febre maculosa em Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. A Vigilância Epidemiológica confirmou os óbitos pela doença nesta quarta-feira (30 de agosto). As vítimas foram picadas enquanto participavam de uma pescaria.

O idoso morava no centro de Ipatinga e faleceu em 23 de julho, enquanto o homem veio a óbito no dia 27 de julho. Ele residia no bairro Bom Jardim. A confirmação da doença ocorreu, conforme explicado pela Vigilância Epidemiológica, após investigação minuciosa.

“O exame de biologia molecular detectável foi crucial para determinar que a doença foi a causa dos óbitos”, esclareceu em um dos trechos do comunicado. O contato das vítimas com os carrapatos aconteceu durante a prática de pescaria. Os homens estavam em uma lagoa localizada em um município vizinho.

A Vigilância Epidemiológica afirmou que está intensificando os esforços para fornecer informações atualizadas e garantir a segurança da comunidade. “A colaboração da população é fundamental para prevenir futuros casos de febre maculosa”.

Formas de contágio

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável — desde as formas clínicas leves e atípicas até graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa. Os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como o conhecido carrapato estrela. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode abrigar a bactéria causadora da febre maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!