Decisão conjunta

Itabira e mais 17 cidades decidem entrar na onda roxa e impõem toque de recolher

Determinação partiu de reunião entre os próprios prefeitos. Gestores dizem que medida tem o objetivo de evitar um colapso no sistema de saúde dos municípios nos próximos dias

Por Bruno Menezes
Publicado em 05 de março de 2021 | 18:12
 
 
 
normal

O município de Itabira, na região Central do Estado e outras 17 cidades das redondezas que também passam por uma crise no sistema de saúde devido ao avanço da pandemia do coronavírus, decidiram por conta própria, aderir à onda roxa do programa Minas Consciente, do governo de Minas, a partir da próxima semana. A fase é a mais restritiva do plano. A decisão saiu de uma reunião online de prefeitos realizada na tarde desta sexta-feira (5).

Itabira está hoje na onda amarela do plano, mas vive o drama de ter 90% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com covid-19 ocupados. Para evitar o colapso da rede, o prefeito da cidade, Marco Antônio Lage (PSB) diz que os gestores optaram por antecipar a onda mais restritiva e proteger a população.

“Há duas semanas a taxa de contaminação era de 0,8 e agora está em 1,18. Significa que a cada cem pessoas contaminadas, 118 podem ser contaminados. É uma situação muito alarmante. Essas cidades são muito próximas, então é preciso tomar decisões em conjunto, porque se o comércio fecha em uma cidade, as pessoas vão para outra cidade e não adianta. É uma decisão inédita e para todas juntas tentarem fortalecer essa guerra contra a escalada do vírus”, pontuou.

Segundo o prefeito, a entrada das cidades na onda roxa do Minas Consciente seria inevitável nos próximos dias, devido à superlotação dos hospitais. Atualmente, Itabira tem um total de 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com Covid-19, mas apenas dois estão desocupados.

“Vamos ter a barreira sanitária e o 'toque de recolher' a gente está avaliando, mas provavelmente como vai haver um lockdown quase que completo, talvez não seja necessário. Vão funcionar apenas serviços essenciais a partir de segunda-feira. Algumas cidades já a partir de segunda, outras a partir de terça e outras quarta, porque algumas pediram mais tempo para se organizarem”, pontuou o prefeito.

Por meio da assesoria de imprensa, o município de Barão de Cocais informou que vai adotar o "toque de recolher" a partir da meia noite da próxima segunda-feira (8). As regras determinam que a restrição seja de 20h às 5h.

As medidas vão valer por 15 dias, como define o protocolo elaborado pelo governo de Minas. “A situação da rede hospitalar é crítica. Então eu acho que é uma antecipação para evitar que a gente chegue ao colapso e tenha que ter decisões muito mais rigorosas em breve”, pontuou.

Veja as cidades que vão aderir à onda roxa do plano Minas Consciente a partir da próxima semana:

-Itabira

-Rio Piracicaba

-Nova Era

-Bom Jesus do Amparo

-Bela Vista de Minas

-Itambé do Mato Dentro

-Barão de Cocais

-Ferros

-São Gonçalo do Rio Abaixo

-Santa Maria de Itabira

-Catas Altas

-Santa Bárbara

-Morro do Pilar –

-Passabém

-Alvinópolis

-São Domingos do Prata

-Dom Silvério  

-Sem Peixe

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!