Censurado

Jornalistas prestam solidariedade ao chargista Duke

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas não considera o humor de Duke ofensivo, mas, sim, um retrato divertido da relação dos torcedores com o Futebol

Por Da Redação
Publicado em 31 de janeiro de 2014 | 15:15
 
 
 
normal

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas manifesta sua solidariedade ao cartunista Duke, condenado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a pagar 15 mil reais ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro, por causa da charge publicada nos jornais “O Tempo” e “Super Notícia”, sobre o resultado do jogo Cruzeiro e Ipatinga pelo Campeonato Mineiro de 2010.

A charge mostra uma raposa ferida no chão e um torcedor dizendo a um policial que primeiro o juiz assaltou o Tigre, e em seguida o Tigre atropelou a Raposa.

O humor usado por Duke não é de forma alguma ofensivo, pelo contrário, é um retrato divertido da relação dos torcedores com o Futebol, esporte popular, cuja linguagem foi retratada pelo chargista de forma sadia e verdadeira. Portanto, a decisão tomada pela 11ª Câmara Cível do TJMG, onde Ricardo Marques trabalha, é uma ameaça à liberdade de expressão.

A Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas repudia qualquer tentativa de censura ao trabalho da categoria. Não podemos permitir que tal mordaça jurídica sirva de arma contra os jornalistas.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!