Governo

Justiça proíbe 'Carnaval Itinerante' em transporte público de BH nesta terça

A decisão fixou multa de R$ 50 mil aos organizadores em caso de desobediência

Por Da redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2021 | 09:53
 
 
 
normal

O “Carnaval Itinerante”, que estava programado para ocorrer às 8h desta terça-feira (16) nos ônibus e metrô de Belo Horizonte foi proibido por liminar proferida na madrugada pela Justiça Estadual. A decisão, concedida após pedido da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG), fixou multa de R$ 50 mil aos organizadores em caso de desobediência e foi divulgada pelo Executivo. 

“A ação foi ajuizada pela AGE após o serviço de inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais descobrir que um grupo de pessoas organizou, por meio de redes sociais, o Carnaval Itinerante”, diz o texto encaminhado à imprensa. 

O governo estadual classifica o evento como “clandestino” e um “claro desrespeito aos decretos do Estado e prefeitura de Belo Horizonte” que impedem aglomeração de pessoas devido à pandemia de Covid-19. 

“Se torna ainda mais agressivo à saúde pública quando programado para ocorrer nas dependências do transporte público, como no interior e estações de ônibus e metrô. É importante frisar que o evento foi agendado sem conhecimento e concordância dos sindicatos das empresas e o dos trabalhadores que operam o transporte público na capital”, continua o governo. 

Organizadores que desrespeitarem a ordem judicial poderão responder a “ação civil pública por danos morais coletivos causados à população”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!