Alto Jequitinhonha

'Lázaro de Minas', da lista dos 12 mais procurados, morre baleado em confronto

Roberto Carlos Paranhos, de 34 anos, trocou tiros com a polícia; comparsa também veio a óbito

Por Vitor Fórneas
Publicado em 28 de agosto de 2023 | 23:31
 
 
 
normal

Um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança de Minas Gerais morreu durante uma operação integrada entre Polícia Militar e Polícia Civil na noite desta segunda-feira (28 de agosto). Roberto Carlos Paranhos, de 34 anos, trocou tiros com os agentes ao ser abordado nas proximidades de Capelinha, no Alto Jequitinhonha. Um comparsa dele também veio a óbito.

Conforme informado pela polícia, um cerco foi montado em pontos estratégicos, visto as informações de que ele estaria nas redondezas. Os policiais deram ordem de parada a Paranhos e o comparsa, no entanto elas não foram acatadas. 

Houve confronto, e os criminosos teriam efetuados disparos de arma de fogo em direção aos policiais, que revidaram. Na ação, a dupla foi alvejada, e socorrida até a cidade de Angelândia, local onde os óbitos foram constatados. Os criminosos portavam armas de fogo, além de uma arma de calibre restrito.

Nos últimos dias, policiais civis e militares das cidades de Capelinha, Angelândia, Setubinha, além de integrantes da Diretoria de Inteligência da PM e do Batalhão de Operações Especiais da PMMG (Bope), desenvolveram ações de inteligência e operações policiais no intuito de localizarem Paranhos.

'Lázaro de Minas'

Conhecido como “Lázaro de Minas”, Paranhos utilizava imóveis abandonados na zona rural para esconder e vigiar outras propriedades para a prática de roubo. Uma das estratégias dele era transitar apenas durante a noite. O criminoso era conhecido e temido na região, por conta do perfil violento. Ele possuía mandados de prisão em aberto, além de condenações que somadas eram superiores a 71 anos de prisão, com pena remanescente de mais 61 anos. 

Paranhos atuava na prática de crimes há mais de 10 anos em municípios do Alto Vale do Jequitinhonha. Na ficha criminal dele há dois registros de homicídio tentado contra policiais nos anos de 2010 e 2011. Ele era um dos indivíduos mais procurados de Minas Gerais, por meio do “Procura-se”, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). 

As forças de segurança ressaltaram que o objetivo do programa é prender aqueles que estão foragidos da Justiça. Quem tiver informações sobres os procurados pode ligar para o Disque Denúncia pelo 181.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!