Com lojas de rua e em shopping centers prometendo manter as portas abertas por mais tempo na Black Friday, nesta sexta-feira (26), lojistas e trabalhadores reclamam da falta de ônibus à noite para os funcionários voltarem para casa.
“Já pedi à prefeitura que dê uma força nisso, porque essa questão não depende do lojista e nem do funcionário. Pedimos às pessoas para não fazerem compras de última hora, mas não tem como pedir ao cliente que saia da loja à noite, principalmente neste momento de vendas baixas pelo qual passamos. É hora de nos recuperar um pouco. Fiz um pedido à prefeitura, que disse que tentará ajustar os horários com a BHTrans”, afirma o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH).
A falta de ônibus à noite é uma reclamação especialmente do setor de bares e restaurantes pelo menos desde julho deste ano, após a extensão do horário de funcionamento permitido aos estabelecimentos. Em outubro, a BHTrans já havia estabelecido que as concessionárias deveriam retomar a oferta de ônibus anterior à pandemia, inclusive de madrugada. Mesmo assim, passageiros seguem reclamando da falta de transporte público.
“Em dias habituais, fechamos a loja às 22h, e o último ônibus de algumas funcionárias está passando às 22h10. Já na sexta e no sábado, vamos funcionar até as 23h, porque o sindicato permite, o shopping permite, a prefeitura permite, só que não tem ônibus. Organizamos a equipe para quem tiver outros meios de transporte trabalhar à noite na Black Friday”, diz a proprietária de uma loja de sapatos em dois shopping centers de BH, que pediu para não ser identificada.
A reportagem questionou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a BHTrans sobre planos de extensão de horários de ônibus para a Black Friday e aguarda retorno. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte (Setra-BH) informou "que o Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte está sendo monitorado diariamente pela entidade em conjunto com a BHTrans, e que, ajustes serão realizados em todos os horários se observado aumento de demanda".
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) justifica que a demanda por ônibus metropolitanos ainda é 75% do que antes da pandemia, por isso as viagens dos ônibus para as cidades vizinhas não retornaram integralmente, mas horários noturnos foram reforçados desde a retomada do funcionamento de bares e restaurantes.
“A maioria das linhas apresenta baixa demanda, em alguns casos de 1 a 2 passageiros em dias alternados, o que inviabiliza a manutenção ou o aumento de viagens”, completa a pasta, por meio de nota.
Em nota, a BHTrans informou que notificou as concessionárias para que voltassem a operar com o quadro de horários do dia 17/03/2020, isso é, de antes da pandemia e que, "é dever das concessionárias cumprir os quadros de horários determinados para as linhas. A BHTRANS notifica as empresas sempre que constata irregularidades na operação do transporte coletivo. Por isso é importante que os usuários registrem as as solicitações e reclamações referentes ao transporte coletivo municipal no portal de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte", diz a nota.
Greve de ônibus na Black Friday
O presidente do Sindilojas, Nadim Donato, afirma que está em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Belo Horizonte (Setra-BH), que teria comprometido esforços em impedir a retomada da greve de ônibus pelo menos até a próxima segunda-feira (29), a fim não prejudicar o movimento do comércio na Black Friday.
“Nós, empresários, pagamos o transporte coletivo dos funcionários antecipadamente e temos o direito de cobrar. Apesar de respeitarmos a greve, temos que ter o mínimo de ônibus no máximo de horários, pelo menos”, diz Nadim. De acordo com Donato, o faturamento do comércio caiu cerca de 62% na segunda (22) e terça (23), em meio à greve.
O movimento grevista foi suspenso na tarde dessa terça-feira (23). O Setra-BH garantiu que apresentará uma proposta de reajuste salarial ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH) até a nova reunião dos sindicatos, agendada para as 13h desta sexta-feira.
Metrô amplia funcionamento para Black Friday
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que ampliará o horário de funcionamento das bilheterias das estações próximas a shopping centers de sexta a domingo (28). As estações Minas Shopping, Santa Efigênia e Vilarinho permanecerão com bilheteria aberta até as 23h30. Já as demais seguirão em funcionamento normal, com somente desembarque depois das 23h.