Ataques continuam

Mais dez veículos são incendiados em sete cidades da região Sul de Minas

Ataques incluem ônibus coletivo, caminhonete da Cemig e carro de diretor de presídio

Por Ailton do Vale / André Santos
Publicado em 05 de junho de 2018 | 07:12
 
 
 
normal

Mais sete ônibus, uma caminhonete e dois carros foram incendiados nas últimas horas, entre a noite dessa segunda-feira (4) e a madrugada desta terça (5), em cidades da região Sul de Minas.

Os ataques aconteceram em sete cidades: Alfenas, Araxá, Itajubá, Machado, Passos, Três Pontas e Varginha.

Alfenas

Em Alfenas um ônibus foi atacado por dois homens enquanto estava parado no ponto final da linha circular centro, na esquina das ruas Leão de Faria com Pio XII, no bairro Parque das Nações. O corpo de Bombeiros agiu rápido e conseguiu apagar as chamas. O coletivo teve avarias apenas em alguns bancos. 

Araxá

Em Araxá, a Polícia Militar foi acionada na rua Agnelo Vieira Alves, no bairro Ana Pinto de Almeida, onde dois bandidos atearam fogo em um ônibus.

No local, o motorista relatou que fazia a linha do bairro Urciano Lemos/Vila Silvéria e ao parar no ponto de ônibus da rua Nair Maneira Rodrigues, um homem que estava escondido entrou armado com uma faca e mandou todos saírem do coletivo.

Um segundo bandido, que estava com uma garrafa contendo gasolina, arremesou o objeto com fogo no interior do ônibus. A dupla fugiu em seguida.

O motorista conseguiu apagar o fogo utilizando um extintor de incêndio. Quatro bancos e a mangueira de ar do sistema de freios foram danificados. A PM conseguiu prender um criminoso de 19 anos, que foi reconhecido como autor do incêndio. A corporação ainda procura pelo outro bandido.

Itajubá

Em Itajubá, três pessoas foram presas suspeitas de incendir dois ônibus na cidade durante a madrugada desta terça-feira.

Machado

Em Machado, um ônibus ficou completamente destruído após um grupo de quatro pessoas cercar o coletivo que estava parado em um ponto de ônibus na rua Wanderlei Monterani, no bairro Vila Formosa, por volta das 20h30 dessa segunda.

Após um patrulhamento, a polícia conseguiu deter os quatro suspeitos. Três homens de 34, 20 e 18 anos foram presos e um adolescente apreendido.

Passos

Em Passos, dois ônibus e uma caminhonete, que prestava serviços para a Cemig, viraram cinzas durante a noite dessa segunda-feira.

Um dos ônibus incendiados levava funcionários da JBS quando foi cercado por pelo menos cinco pessoas, na rua Pirapora, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O motorista e os passageiros foram retirados do coletivo e três integrantes do bando atearam fogo no veículo. Na mesma rua, durante a tarde, um ônibus da viação Cisne já tinha sido incendiado.

Já uma caminhonete usada para manutenção da rede elétrica por uma empresa terceirizada da Cemig foi atacado na rua das Amoras, no bairro Jardim Califórnia, também durante a noite. Dois homens armados renderam o motorista e uma outra pessoa que estava no veículo e logo após incendiaram o veículo.

Três Pontas

Já em Três Pontas, o carro de um diretor de segurança do presídio da cidade ficou parcialmente queimado em frente a residência do servidor.

Segundo testemunhas, ele estava em casa à noite com a família no momento do crime e ouviu um barulho de um líquido sendo derramado do lado de fora. Quando ele saiu da residência para ver o que estava acontecendo, encontrou o veículo em chamas, mas os bandidos já tinham fugido.

O próprio diretor de segurança do presídio de Três Pontas apagou as chamas com a ajuda dos vizinhos. A parte da frente do carro, um Chevrolet Vectra, ficou queimada.

A Polícia Militar não informou se os suspeitos já foram identificados. A Seap ainda não se posicionou sobre os dois casos no Sul do Estado.

Varginha

Em Varginha, os criminosos atearam fogo em um veículo da Seap que estava em uma oficina na avenida Plínio Salgado, no bairro Parque São José. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta de 22h30. Dois homens foram presos e cinco adolescentes foram apreendidos suspeitos de envolvimento no caso.

Ataques em todo o Estado

Desde que a série de ataques a ônibus começou em Minas Gerais no último domingo (3), ao todo 35 coletivos foram destruídos por incendiários em 18 cidades do Estado. Os números foram informados pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira (5). Ainda de acordo com a corporação, aproximadamente 40 criminosos envolvidos nesses casos já foram presos.

A corporação trabalha com a possibilidade de uma ação orquestrada por fações criminosas organizado pelas redes sociais.

De acordo com o chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, major Flavio Santiago, especula-se que sejam crimes com demandas vindas de dentro dos presídios.

“Não foi algo só em Minas, tivemos registros de ações semelhantes em outros Estados, como São Paulo. O serviço de inteligência irá investigar, mas mesmo sendo regiões distantes, com as redes sociais é possível essa articulação”, afirmou.

Atualizada às 11h05

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!