Caminhada

Manifestações de apoio aos caminhoneiros se espalham pelo Estado

Condutores de escolar farão caminhada até a Refinaria Gabriel Passos, enquanto caminhoneiros participarão de buzinaço; em São Sebastião do Paraíso houve caminhada com três mil pessoas

Por Laura Maria
Publicado em 27 de maio de 2018 | 10:17
 
 
 
normal

Cerca de 20 motoristas escolares se reunirão, na manhã deste domingo (27), no Carrefuor Contagem (rodovia BR-381, Km 3,  Riacho das Pedras) para realizar uma caminhada até a Refinaria Gabriel Passos, a Regap, em solidariedade aos caminhoneiros que paralisaram as atividades desde a última segunda-feira (21). Os motoristas devem sair ao meio-dia.

De acordo com o motorista Marcelo Silva, 41, os manifestantes levarão comida e água para os caminhoneiros. “Nossa realidade hoje não é apoiar apenas os caminhoneiros em relação ao aumento do preço do diesel, mas queremos apoiar com uma intervenção popular de pessoas que acompanham essa manifestação”, comenta.

Segundo ele, participarão do ato motoristas da região metropolitana da capital, como Ibirité e Contagem, além de condutores do bairro Lindeia e Tirol, ambos na região do Barreiro. Além dos motoristas escolares, também devem participar da caminhada condutores de veículos de caçambas.

Caminhonheiros farão buzinaço no Cinco, em Contagem

Cerca de 300 caminhoneiros estão reunidos no bairro Cinco, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o caminhoneiro Carlos Roberto, de 40 anos, a ideia é fazer um buzinaço pela avenida João César de Oliveira, sentido Belo Horizonte, até chegar no Itaú Power Shopping. 

Ainda segundo Roberto, os caminhoneiros devem sair às 13h. Ele também diz que há no local motoristas de táxis e uber que sairão em apoio aos caminhoneiros. "Queremos a redução do óleo diesel e do combustível", disse. 

Ato em São Sebastião do Paraíso

Cerca de 3 mil pessoas se reuniram na noite de sábado (28) em São Sebastião do Paraíso, na região Sudoete do Estado, em favor dos caminhoneiros que estão paralisados na via MG-050, no km 400. Segundo o caminhoneiro Aparecido Medeiros, 53 anos, as pessoas da cidade andaram cerca de oito quilômetros a pé para levar cobertores e alimentos para os caminhoneiros.

"Foi uma manifestação popular a favor dos caminhoneiros muito emocionanete. Eles rezaram o Pai Nosso e cantaram. Não esperava que tantas pessoas nos admiravam", disse Medeiros. 

Motoristas não devem rodar nesta segunda-feira (28)

De acordo com Silva, o Sindicato dos Transportadores de Escolares da Região Metropolitana de Belo Horizonte decretou greve, a partir desta segunda-feira (28). Com isso, 80% dos motoristas podem aderir à paralisação, enquanto outros 20% não devem rodar. “Muitos motoristas prestam serviço para faculdades, e muitos pais cobram. Mas, pelo menos em Ibirité, como não deve ter aulas nas escolas públicas, deveremos manifestar na BR-381 na segunda”, diz.

Um dono de escolar enviou nota para os pais informando que não rodariam  “por orientação dos sindicato dos transportadores escolar, uma vez que já se tem notícias de vandalismo contra veículos escolares e outros”. Com adendo de que essa decisão foi tomada para preservar a segurança do próprio motorista quanto das crianças.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!