Queixa

Manifestantes protestam contra venda de animais no Mercado Central, em BH

Ato na praça Raul Soares ocorre uma semana após operação de fiscalização no centro comercial

Por Alice Brito
Publicado em 13 de dezembro de 2023 | 21:03
 
 
 
normal

A praça Raul Soares, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, é palco de um protesto contra a revenda de animais no Mercado Central. A iniciativa tem o intuito de potencializar o trabalho do Ministério Público que realizou, na última semana, uma fiscalização no espaço. Na ocasião, um lojista foi preso e diversos animais em situação de precariedade foram enviados para uma unidade de tratamento veterinário. 

O manifesto, que acontece nesta quarta-feira (13), foi formado pelas redes sociais por diversos grupos de pessoas que militam em defesa dos animais. Vestidos de preto, os integrantes do grupo caminharam pela praça com velas acesas e cartazes que pedem pelo fim da comercialização dos bichos no centro comercial. 

"Essa é uma luta de longa data. Com BH completando 126 anos, nessa data tão importante, é necessário haver um marco: o fim do comércio de animais”, pontuou Adriana Araújo organizadora do ato.

Mercado Central

O superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, afirmou que entende o manifesto, porém, ressaltou que a venda de animais não é ilegal em Belo Horizonte. "Há mais de 60 anos são comercializados animais no Mercado. Na fiscalização, foram destacadas solicitações de melhorias nas acomodações dos animais e questões veterinárias. E todas as medidas já estão sendo tomadas”, disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!