Acidente em BH

Mecânico que estava em avião que caiu na Pampulha está 'lúcido', diz PF

Walter Luís Martins é mecânico de uma empresa terceirizada e estava atuando na manutenção da aeronave da corporação

Por José Vítor Camilo
Publicado em 06 de março de 2024 | 16:54
 
 
 
normal

Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira (6 de março), a Polícia Federal (PF) afirmou que foi socorrido "lúcido e orientado" o mecânico Walter Luís Martins, que estava no avião da corporação que caiu instantes após decolar do Aeroporto da Pampulha. Funcionário de uma empresa terceirizada contratada para fazer a manutenção no avião, o mecânico foi levado para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII.

"Ele se encontra em atendimento, lúcido e orientado. A Polícia Federal já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente, envolvendo a aeronave Cessna Caravan 206B, e enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações", completou a PF.

A corporação confirmou ainda a identificação dos dois mortos no acidente, que eram os pilotos da PF Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto.

Luto de três dias

Na nota enviada pela PF, a corporação afirma ainda que decretou luto oficial de três dias e que "se solidariza com os familiares e amigos das vítimas". 

Além disso, a instituição federal informou ainda que o diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, irá ao local do acidente.

Um dos vídeos obtidos por O TEMPO mostra a atuação inicial do Corpo de Bombeiros para conter as chamas na aeronave. Confira:

 

O avião caiu instantes após a decolagem e estava com pelo menos três pessoas em seu interior. Duas das vítimas morreram carbonizadas. Uma câmera de segurança instalada no aeroporto capturou o momento exato do acidente, sendo possível ver quando o avião perde altitude e o piloto tenta retornar, caindo nas proximidades da barragem da Pampulha.

Assista ao vídeo da queda do avião na Pampulha:

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 14h15  para socorro às vítimas. Conforme os militares, a terceira vítima foi socorrida pela aeronave da corporação para o hospital João XXIII. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Aeroporto continua funcionando

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a assessoria de imprensa do Aeroporto da Pampulha informou que, como o acidente aconteceu fora da pista, a pista de pousos e decolagens continua funcionando normalmente,

"O Aeroporto da Pampulha informa que os bombeiros do aeroporto estão empenhados no cumprimento dos protocolos de segurança e atendimento após ocorrência com aeronave modelo Cessna 208B na tarde desta quarta-feira (6)", disse, por nota, o terminal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!