Reivindicando direitos

Metroviários ameaçam entrar de greve na próxima terça-feira

Paralisação será realizada por tempo indeterminado e em escala mínima, que será definida conjuntamente com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

Por Laura Maria
Publicado em 12 de dezembro de 2018 | 18:05
 
 
 
normal

Em decisão tomada em assembleia realizada nessa segunda-feira (11), trabalhadores do metrô decidiram paralisar suas atividades a partir da próxima terça-feira (18), caso não avancem as negociações com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) referentes ao acordo coletivo referente a 2018-2019.

A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metroviários (Sindmetro), que detalhou ainda que a greve será realizada por tempo indeterminado e em escala mínima, que será definida conjuntamente com a CBTU até a próxima terça.

Os metroviários contestam 12 cláusulas do acordo coletivo proposto pela CBTU, dentre as quais estão o reajuste de salários em 1%, que, segundo o Sindmetro, está abaixo da inflação do período, sem pagamentro retroativo até maio, mês da data-base da categoria. Além disso, o sindicato alega que a empresa tem tirado direitos dos trabalhadores.

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a CBTU e  aguarda resposta.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!