Competição inclusiva

Michelle Bolsonaro visita Pará de Minas para abertura das Surdolímpiadas

Além dela, também esteve presente no evento o ministro da Cidadania, Osmar Terra

Por Laura Maria
Publicado em 21 de junho de 2019 | 17:37
 
 
 
normal

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, participou, nesta sexta-feira (21), da abertura das Surdolimpíadas, que ocorrerá até domingo (23) em Pará de Minas, na região Central do Estado. Além dela, também esteve presente no evento o ministro da Cidadania, Osmar Terra. As Surdolimpíadas são competições esportivas nas quais participam atletas com deficiência auditiva.

Durante a cerimônia, foram anunciadas a retomada de uma categoria do Bolsa Atleta para esportes não olímpicos e não paralímpicos e a viabilização de uma sede para a Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS), na 912 Sul, em Brasília.

O carro onde a primeira-dama estava foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. Veja o momento em que ele passa por Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte:

Além se dirigir ao público falando, Michelle também discursou em Libras para 315 atletas de 14 estados. “Para a comunidade surda, tenho certeza de que valores fundamentais têm sido agregados, como união, interação social e a superação", disse.

"Olhando para vocês, prontos para uma série de competições, fico imaginando o que passaram no passado, as dificuldades e barreiras. Eu me coloco em seus lugares e me emociono", afirmou.

A competição

A competição ocorre entre esta sexta (21) e domingo (23) em 11 modalidades. Serão ocupadas quatro sedes esportivas em Pará de Minas, em disputas de atletismo, atletismo, badminton, basquete, futebol, handebol, judô, caratê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

A primeira edição de Olimpíadas de Surdos do Brasil foi realizada em maio de 2002, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com a participação de cerca de 1.500 surdoatletas, de nove estados. (Com site do Ministério da Cidadania)

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!