A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, nesta quarta-feira (19), que Minas Gerais confirmou 8.030 casos de dengue. O número representa que, por dia, uma média de 57 pessoas são infectadas pelo Aedes aegypti.
O número de vítimas do mosquito, no entanto, pode ser ainda maior. Isso porque outros 11.291 casos notificados continuam em investigação pelas equipes de saúde. Neste ano, até o momento, uma pessoa morreu em decorrência da doença.
Com relação à febre chikungunya, foram 2.690 casos confirmados. Em 2021 não houve registro de óbitos pela enfermidade. Já sobre a zika, também transmitida pelo Aedes, foram 16 confirmados e nenhum óbito.
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra nenhuma das três doenças. A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.
Segundo a Fiocruz, roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo.
Mais Lidas
-
Exigência do CRLV para veículos começa na próxima segunda-feira
-
Gestor da Copasa confirma condições de navegação na Pampulha
-
Homem fica ferido em topo de árvore durante poda e é resgatado pe
-
Cidades - Últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais
-
Casal que viveram juntos por mais 40 anos morrem no mesmo dia em