Itabirito

Mineradora aluga radar para evitar novo desastre 

Polícia quer mais prazo para apurar desabamento de barragem que matou duas pessoas em setembro

Por Bernardo Almeida
Publicado em 08 de outubro de 2014 | 03:00
 
 
 
normal

Para minimizar os riscos de um novo acidente durante as obras de reforço e desassoreamento de três barragens de rejeitos de minério, a mineradora Herculano, em Itabirito, na região Central, alugou um radar capaz de prever acidentes geológicos. No último dia 10, uma das barragens se rompeu provocando a morte de dois funcionários e o desaparecimento de outro. Os reparos e as buscas por Adilson Batista, 43, foram suspensas no último dia 25, quando os bombeiros verificaram a possibilidade de novos desastres no local.

Chamado SSR (sigla em inglês para radar de estabilidade de taludes), o equipamento é capaz de detectar acidentes geológicos em um raio de 3,5 km, emitindo uma sirene. Segundo dados da empresa fornecedora do aparelho, em 83% dos casos registrados, o alerta ocorreu com mais de uma hora de antecedência.

De acordo com a mineradora, foram traçadas rotas de fuga para os operários. O Corpo de Bombeiros não confirmou a liberação da área, mas informou que retomará as buscas pelo funcionário somente quando o terreno estiver estabilizado e em condições seguras.

A mineradora Herculano ainda contratou uma consultoria, que atribuiu o acidente a um fenômeno geológico chamado inversão de relevo, que teria sido provocado por canais subterrâneos.

Investigações. A delegada Melline Clemente, responsável pela apuração do acidente, pedirá a extensão do prazo para conclusão do inquérito sobre o desabamento. Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o laudo desenvolvido pelo Instituto de Criminalística ainda não foi concluído, por isso a necessidade prolongar o período de 30 dias, que acabaria na próxima sexta-feira.

O pedido de extensão no prazo será encaminhado à comarca do Tribunal de Justiça de Itabirito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!