CÂNCER DE MAMA

Mini Miss Contagem faz vídeo para campanha do Outubro Rosa; assista

Com apenas seis anos, a pequena Manuela Saldanha já abraça campanha contra o câncer de mama

Por Bruno Daniel
Publicado em 17 de outubro de 2023 | 18:30
 
 
 
normal

A campanha do Outubro Rosa, que conscientiza sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, ganhou uma participação especial — e mirim — em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Com apenas seis anos de idade, a pequena Manuela Saldanha, dona do título de Mini Miss Contagem 2023, abraçou a causa e gravou um vídeo para alertar as mulheres sobre a importância do autocuidado (assista abaixo). A publicação foi feita na página da pequena modelo no Instagram, que conta com mais de 32 mil seguidores. 

Em conversa com a reportagem, a mãe de Manuela, a dona de casa Isabella Saldanha, de 32 anos, conta que teve a ideia no final de setembro, dois meses após a filha vencer o concurso, em julho. Ela revela que a atuação de modelos adultas em campanhas de conscientização foi uma das inspirações para a ideia. 

“Elas participam de projetos, participam de organizações. Achei muito interessante. Quando foi se aproximando o Outubro Rosa, mesmo ela não precisando fazer parte disso por enquanto, achei importante ela ter voz”, explica Isabella. Pedir que Manuela fizesse um vídeo sobre o Outubro Rosa também foi uma forma diferente que a mãe da menina encontrou para ensinar à filha sobre o tema. 

“Expliquei para ela sobre o Outubro Rosa, o que é a doença. Ela não sabia nada a respeito”, detalha Isabella, que também revela que a estratégia funcionou. A pequena miss adorou a ideia. “Ela achou importante. Vive repetindo o trechinho que ela gravou. Fui perguntar para ela, ela explicou direitinho sobre a importância do exame”, descreve. 

O apreço de Isabella por campanhas de conscientização sobre a saúde, especialmente sobre o câncer de mama, também colaborou para a iniciativa. Ex-funcionária de um hospital, ela conta que já participou de ações pela prevenção a várias enfermidades. A mãe da pequena Manu também relata que, recentemente, viu uma amiga sofrer com o câncer de mama, mais um fato que a sensibiliza sobre o tema. 

“Ela fez tratamento recente. Foi curada neste ano. Uma pessoa próxima de mim. Ela tem filho pequeno, vi o tanto que ela lutou. Isso contribuiu”, revela. Isabella reforça a importância sobre pessoas que têm credibilidade e influência falarem sobre o tema. Foi outra razão para ela incluir a filha, recém-eleita Mini Miss Contagem, na luta contra o câncer de mama. 

“Muitas pessoas nem prestam atenção. Talvez por ela ser criança e falar sobre esse assunto, por ela ter título de miss, acho importante ela ter voz na campanha e fazer a parte dela”, explica Isabella, que quer que o vídeo da filha alcance mais pessoas. 

E a pequena Manuela se empolgou com a participação na luta contra o câncer de mama. Em rápido contato com a reportagem, ela mostra que já aprendeu sobre a importância dos cuidados. “Eu amei fazer o vídeo. É muito importante (a campanha), para não ficar doente”, ensina a pequena modelo. Com a boa receptividade de Manuela à ideia, Isabella Saldanha já planeja a participação da filha em outras campanhas.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!