Vale

Moradores de Itabira passam por simulado de rompimento de barragem neste sábado

Treiamento será realizado para moradores que estão na rota da lama de seis barragens da Vale; somente uma das estruturas se encontra em nível de emergência

Por José Vítor Camilo
Publicado em 17 de novembro de 2023 | 11:26
 
 
 
normal

Em meio à tensão dos moradores de um distrito de Mariana com a interdição de uma mina pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a mineradora Vale anunciou, nesta sexta-feira (17 de novembro), que os moradores de outra cidade da região Central de Minas Gerais, Itabira, participarão de um simulado de segurança em caso de emergência envolvendo barragens. O treinamento acontece neste sábado (18 de novembro).

De acordo com a empresa, o simulado da Defesa Civil Municipal está marcado para acontecer às 10h30 e envolverá a população que mora ou transita nas proximidades das barragens Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal.

Destas estruturas, somente a última se encontra em Nível 1 de emergência. Isso significa que a barragem do Sistema Pontal já passou do Nível de Alerta, que é quando "não há risco imediato à segurança", e entrou para a chamada "Categoria de Risco (CRI) Alto".

Com quase 209 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério, a barragem tem praticamente quatro vezes o tamanho da barragem de Fundão, que se rompeu em Mariana . A estrutura está em operação desde 1972 e é uma das que passa por descomissionamento pela Vale. "A Vale reitera que não houve alteração na condição de segurança das barragens de Itabira", pontuou.

"A atividade tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que vivem nesta área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa sobre como agir em uma suposta situação real de emergência", destaca a mineradora.

A participação no treinamento não é obrigatória, mas é uma oportunidade para que a comunidade conheça todas as medidas de segurança. "A ação é preventiva e está inserida no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM)", completa a empresa.

Sirenes irão tocar

Ainda conforme a mineradora, na hora do treinamento, as sirenes de emergência serão tocadas, mas, antes, uma mensagem informando que se trata de um simulado também será passada para os moradores.

"Ao ouvir o alerta sonoro, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são os locais seguros e protegidos de risco", completa.

Durante o treinamento, vias serão interditadas temporariamente para o trânsito de veículos. Clique aqui para conferir todos os locais que terão o trânsito fechado temporariamente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!