Fiscalização

Motoristas são notificados em operação por descarte irregular de lixo na Ceasa

A Operação Tolerância Zero fiscalizou cerca de 500 veículos durante a madrugada desta sexta-feira (26 de abril); três foram notificados

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 26 de abril de 2024 | 12:33
 
 
 
normal

Três motoristas foram notificados ao ser constatada a possibilidade de descarte irregular de lixo nas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Eles foram abordados durante uma blitz realizada na madrugada desta sexta-feira (26). A "Operação Tolerância Zero" fiscalizou cerca de 500 veículos.

"Assim que os primeiros veículos chegaram pelo acesso de entrada, foram direcionados para fiscalização e receberam uma cartilha com informações sobre as novas medidas de descarte que estão sendo adotadas pelo entreposto e a maneira correta para tratar os resíduos", informou a administração da Ceasa. A operação, feita com teor educativo e de fiscalização, reuniu a Polícia Militar e as equipes de segurança e orientadores de mercado da central.

De acordo com a Ceasa, as operações irão continuar de maneira periódica, com dias e horários alternados. "A CeasaMinas reforça que não possui caminhões próprios para o descarte de materiais. Esses materiais provêm de produtores e comerciantes que atuam no entreposto. E tem sido feito um trabalho conjunto para a destinação correta do lixo produzido", acrescentou.

Os problemas

O descarte de lixo na Ceasa passou a se tornar um problema desde que a prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, decidiu suspender o recebimento dos resíduos no aterro sanitário da cidade. Na ocasião, a prefeitura informou que suspendeu o vínculo após a Ceasa descumprir a política nacional de resíduos sólidos, mesmo após ter sido notificada com prazo para adequação.

Após reunião realizada no dia 22 de abril, a prefeita de Contagem, Marília Campos, afirmou que os alimentos perdidos poderão ser encaminhados para o aterro da cidade. No entanto, os resíduos sólidos devem continuar a ser enviados para o aterro de Santa Luzia, também na região metropolitana da capital. 

Enquanto isso, uma nova licitação será realizada para que os resíduos tenham destino fixo e certo. Além disso, um estudo também será realizado para que a Ceasa Contagem construa uma usina própria de compostagem.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!