Vilarinho

Mulher é atropelada por Move e tem perna dilacerada dentro de estação

Acidente teria acontecido durante travessia de via; setor Norte da estação não conta com faixas de pedestre e nem com placas de parada obrigatória, segundo Polícia Militar; jovem de 25 anos estaria usando fones de ouvido

Por Fernanda Viegas/Carolina Caetano
Publicado em 09 de setembro de 2014 | 11:18
 
 
 
normal

Uma jovem de 25 anos foi atropelada por um ônibus do Move e teve a perna esquerda dilacerada, na manhã desta terça-feira (9), dentro da estação Vilarinho, no bairro Venda Nova, na região de mesmo nome. Polícia Militar informou que não há faixas de pedestres nem placas de parada obrigatória no local, e que o acesso de veículos e pedestres é feito pelo mesmo portão. 

De acordo com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, o motorista do coletivo metropolitano S.S.S., de 48 anos, contou que trafegava pela estação, após entrar pelo setor Norte, e teria parado o veículo para que um pedestre realizasse a travessia, da esquerda para direita. Quando teria retomado o deslocamento, ouviu gritos e freou. Ele alegou que não teria visto a mulher que teria atravessado da direita para esquerda da via. O motorista foi conduzido para a delegacia do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para prestar esclarecimentos.

Uma testemunha informou à PM que a vítima usava fones de ouvido no momento do acidente, o que pode ter dificultado que ela percebesse o movimento do ônibus. A jovem Joyce Pereira Barnabé foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, também em Venda Nova. Ela teve esmagamento, fratura exposta e lesão vascular da perna esquerda, além de dilaceração e exposição de um dedo do pé esquerdo.

Segundo a assessoria do hospital, a jovem está lúcida, conversa e vai passar por cirurgia para reparo do "ferimento profundo" no membro.

Posição do governo

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) – órgão responsável pela operação do Move Metropolitano –, que se manifestou por meio de nota, enviada na noite desta terça-feira.

Leia na íntegra:

"Com relação ao acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (9), na estação Vilarinho, com um ônibus do MOVE, da linha 512H, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), esclarece que o local onde a pedestre estava transitando trata-se de uma via exclusiva para circulação dos ônibus. Os locais e as passagens permitidas para pedestres no terminal são sinalizadas com faixas e placas para orientação para os usuários.

Além disso, um portão localizado no setor norte estava fechado justamente para impedir que pedestres transitassem pelo local, uma vez que esta é uma via de entrada e saída de ônibus.

Para uma travessia segura, os passageiros devem acessar os terminais de embarque de metrô e ônibus passando pela área de circulação do shopping, pelas avenidas Cristiano Machado ou Vilarinho. A Setop informa ainda que todos os motoristas passam por treinamentos específicos para operar o Move.

Sobre o atendimento à vitima, na hora do acidente, o funcionário do Consórcio Metropolitano que administra o terminal, prestou os primeiros socorros à pedestre, acionou o Samu e a Polícia Militar."

Atualizada às 19h55

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!