Alerta

Névoa seca encobre BH e umidade do ar chega a índice alarmante

Inmet recomenda que pessoas evitem atividades ao ar livre e bebam bastante água

Por Clarisse Souza
Publicado em 03 de setembro de 2022 | 16:30
 
 
 
normal

Uma névoa seca e acinzentada encobre o céu de Belo Horizonte neste sábado (3). O fenômeno, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é resultado da combinação de ar seco e partículas de poluição. Nesta tarde, a umidade relativa do ar na capital mineira chegou a registrar mínima de 18% na Estação Cercadinho. O índice é considerado muito baixo e representa uma ameaça à saúde.

De acordo Claudenir Azevedo, meteorologista do Inmet em  BH, a queda dos índices de umidade são consequência de uma massa de ar seco que predomina sobre toda a região Central de Minas. Segundo ele, os níveis mais baixos foram registrados entre as 14h e 16h deste sábado. À noite, a expectativa é que o ar fique um pouco mais úmido, mas ainda assim, o estado de alerta permanece. No domingo, a umidade deve atingir 35%. 

Há 109 dias sem chuva e sem em previsão de precipitações para os próximos dias, a recomendação do Inmet é que a população evite desgastes físicos, como exercícios, no período mais seco; beba bastante líquido; evite exposição ao sol; e fique atento às orientações de órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!