Queda nas doações

No Dia do Doador de Sangue, Hemominas tem baixo estoque; veja como doar

Segundo a fundação, onda de calor pode ter contribuído para redução dos estoques; neste sábado o Hemocentro de BH funcionará de 7h às 13h

Por José Vítor Camilo
Publicado em 25 de novembro de 2023 | 06:00
 
 
 
normal

Neste sábado (25 de novembro), quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada em 2003 com o objetivo de estimular a população da importância deste ato, a Fundação Hemominas está com seus estoques de sangue em nível crítico, segundo a própria instituição estadual.

Em entrevista a O TEMPO, Nivaldo Júnior, Assessor de Captação e Cadastro do Hemominas, explicou que a onda de calor que atingiu Minas Gerais nos últimos dias pode ter contribuído para a redução dos estoques. "As pessoas estavam evitando sair de casa, ir a locais fechados, então sentimos uma queda nas doações. Podemos dizer que os estoques estão baixos, críticos, considerando a nossa necessidade para o SUS", completou Júnior.

Ainda segundo o técnico, datas comemorativas como o Dia Nacional do Doador de Sangue são importantes para chamar atenção para a causa da doação voluntária de sangue. "A gente reforça que nós necessitamos de sangue todos os dias, mas essas datas são importantes para poder lembrar da causa, para colocar o debate para a sociedade", defende.

O auxiliar técnico de qualidade Vítor Gabriel, de 19 anos, foi um dos que foram ao Hemocentro na manhã da última sexta-feira (24 de novembro) para ajudar a reduzir os baixos estoques do Estado. Ele conta que começou a doar assim que completou 18 anos.

"Sempre foi minha vontade e, assim que completei a maioridade, fiz minha primeira doação voluntária. Desde então já foram outras duas oportunidades. Eu sempre incentivo as pessoas a fazerem o mesmo, faço postagem nas redes sociais, pois a doação de sangue é algo muito bonito, pode ajudar muitas pessoas", detalha o jovem.

Alunos da Guarda Municipal também doaram

Também na manhã desta sexta, cerca de 80 alunos do curso de formação de agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte também compareceram ao Hemocentro para celebrar a data doando sangue.

Além de contribuírem para aumentar os níveis dos estoques, a corporação também buscou incentivar a população em geral a colaborar por meio da Banda de Música da Guarda Municipal, que fez uma apresentação no local.

Veja se você pode e como doar

Para doar sangue, basta ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Porém, no caso de adolescentes, é preciso ter uma autorização dos pais, sendo que o modelo pode ser encontrado no site do Hemominas. Já as pessoas com mais de 61 anos precisam comprovar já ter realizado pelo menos uma doação.

Várias unidades do órgão funcionarão neste sábado, entre elas o Hemocentro, que fica na avenida Ezequiel Dias, 321, na região hospitalar. O local funcionará de 7h às 13h, com entrada de doadores até às 12h.

"A gente pede que as pessoas entrem no nosso site, nas redes sociais, para conferir os horários de funcionamento das nossas unidades. Mas é muito importante também ressaltar que existe também o agendamento, em várias dessas unidades", completou Nivaldo Júnior.

O agendamento pode ser feito clicando aqui. Já para ver os endereços de todas as unidades do Estado, clique aqui.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!