Dentro das obras do programa Vila Viva no aglomerado Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, está prevista uma intervenção viária para fazer a ligação entre as avenidas Nossa Senhora do Carmo e Prudente de Morais. A ligação poderia ser uma rota alternativa para a circulação na região Centro-Sul. Porém, segundo a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), o principal objetivo da intervenção é facilitar o acesso viário para os moradores da comunidade, e não criar alternativas de tráfego para a cidade.
Segundo a Urbel, já foram investidos R$ 60 milhões somente em obras viárias no aglomerado Santa Lúcia, e a previsão de término de todas elas é de dois anos, incluindo a construção da Via do Bicão, que terá 600 m de extensão e ligará a Prudente à Nossa Senhora do Carmo.
Para Márcio Aguiar, professor de engenharia de transporte e trânsito da Universidade Fumec, uma via que permita que o tráfego mais pesado faça a ligação entre as duas avenidas traria uma importante contribuição para distribuir melhor o fluxo de veículos. Já os moradores da região afirmam que a utilização dessa nova via dependerá das condições de segurança (leia mais abaixo).
Projeto. A Via do Bicão começará logo atrás da barragem Santa Lúcia, na avenida Arthur Bernardes, que é a continuação da Prudente de Morais, sendo uma alternativa de ligação até a Nossa Senhora do Carmo, quase no encontro com a BR–356. Hoje, a rua Principal é a única que faz essa ligação e é muito estreita. Nesse pacote de obras, ela será alargada. O aglomerado deve receber outras quatro intervenções viárias que vão facilitar o fluxo de veículos na comunidade.
De acordo com Aguiar, essa nova alternativa de trânsito com a Via do Bicão trará benefícios e poderá amenizar os congestionamentos em ambas as avenidas. “Vai gerar uma maior flexibilidade no trânsito e melhorar a acessibilidade para os moradores da região. Ter uma nova alternativa é sempre positivo porque pode encurtar os deslocamentos e permitir que carros que antes necessariamente precisariam passar pela Nossa Senhora do Carmo agora tenham um outro caminho. O mesmo vale para a Prudente de Morais”, analisou.
Benefícios. Por outro lado, Aguiar destaca que esse novo caminho pode trazer um número maior de veículos para a região do bairro Santa Lúcia. “Certamente, com o tempo, as pessoas vão conhecendo o caminho, e ele acaba atraindo novos motoristas, que vão utilizá-lo como corta-caminho ou alternativa em dia que uma das duas avenidas estiverem congestionadas. Porém, isso não é um prejuízo; uma nova via de ligação trará efeitos mais benéficos do que algum reflexo negativo”, afirmou.
As obras de intervenção viária no aglomerado Santa Lúcia fazem parte do Programa Vila Viva, que propõe a urbanização de vilas e favelas em Belo Horizonte. O programa viabiliza obras de saneamento, remoção de famílias de áreas de risco e criação de locais de lazer. As ações alcançam 12 locais, onde residem cerca de 165 mil pessoas, o equivalente a 35% da população de vilas, favelas e conjuntos habitacionais populares, segundo a Urbel.
Moradores
Segurança é preocupação de associação
A segurança é uma das preocupações da presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Lúcia, Lucimar Lisboa. Ela diz que a obra foi apresentada à comunidade há cinco anos. Desde então, poucos detalhes foram revelados. “Ainda não é possível saber se será uma via curta, estreita ou se será uma grande avenida. É difícil analisar sem saber o projeto”, disse.
Lucimar destacou que, por passar em um aglomerado, será preciso uma melhor estrutura de iluminação para dar a sensação de segurança aos motoristas. “Se a estrutura não tiver condições que deem segurança aos usuários, provavelmente ela não vai atrair os motoristas, e eles continuarão utilizando as mesmas vias de hoje”, disse. (BM)