Bairro Ouro Preto

Novas moradias universitárias da UFMG terão 386 vagas em BH

Novo prédio, que se chamará Moradia Ouro Preto III (MOP III), ficará na avenida Fleming, na região da Pampulha, e deve ficar pronta até meados de 2015

Por José Vítor Camilo
Publicado em 08 de janeiro de 2014 | 19:10
 
 
 
normal

Em 2015, os alunos carentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderão contar com novas 386 vagas para o programa de moradia universitária, uma vez que deve ficar pronta a Moradia Ouro Preto III (MOP III). Atualmente, existem duas moradias em Belo Horizonte e uma em Montes Claros, no Norte do Estado, que atendem a um total de 740 estudantes. Com a obra, o número de alunos atendidos pelo programa passará para 1.126.

A Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) é a responsável pelas moradias. O novo edifício será construído ao lado da MOP II, na avenida Fleming, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha. A primeira etapa da obra foi orçada em R$ 8,5 milhões, sendo que somente em 2014 será possível afirmar o orçamento total. Para a Fump, a nova moradia é de extrema importância, pois tem como meta proporcionar condições adequadas ao desenvolvimento de atividades acadêmica aos estudantes de baixa renda e que não têm onde morar por estarem longe de suas cidades.

Conforme a fundação, após a construção da segunda unidade habitacional (em 2006), percebeu-se a necessidade de pagar a "Bolsa Auxílio Moradia", uma vez que não havia vagas suficientes para todos os alunos carentes. Em 2013, 462 alunos receberam o auxílio no valor de R$ 400 mensais, sendo 50 destes em Montes Claros, no Norte do Estado. A expectativa da Fump é que essa demanda aumente ainda mais em 2014, com a adesão da UFMG ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Como será o edifício

A MOP III será construída na área adjacente à Moradia Universitária II, compartilhando com ela a estrutura administrativa existente. A moradia será implantada em uma área total de 7.810 m², sendo composta por três blocos, dois para as unidades habitacionais e um para área de uso comum. Um dos blocos terá cinco pavimentos e o outro, apenas quatro. Cada unidade possuirá quartos individuais, sala, cozinha, área de serviço e sanitários, sendo que em um dos blocos haverá unidades adaptadas para pessoas com deficiências.

No total, serão duas unidades habitacionais com espaço para sete alunos cada, 15 com capacidade para oito pessoas e 28 para nove estudantes, totalizando as 386 vagas. As moradias para oito pessoas têm uma área total de 150 m², e as de nove estudantes, 162,75 m². Além disso, as unidades habitacionais ainda contarão com jardins internos. A previsão é que a obra seja concluída em meados de 2015, porém, segundo a Fump, é impossível prever com precisão.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!