TEMPO SECO

O calor em Belo Horizonte vai continuar até a primavera

Podem ocorrer chuvas, mas elas não irão amenizar a sensação de calor; temperatura máxima registrada nesta quarta-feira foi de 32.9°

Por JULIANA BAETA
Publicado em 17 de setembro de 2014 | 18:21
 
 
 
normal

Belo Horizonte deve continuar com as temperaturas bem altas até o fim do inverno. Segundo o Instituto Tempo Clima Puc Minas, a temperatura registrada nessa terça-feira (16), de 33° já foi a segunda mais alta do inverno na capital e região metropolitana. Nesta quarta-feira (17), a temperatura máxima chegou a 32,9°, e a mínima de 18º foi registrada na madrugada, na região do Belvedere.

O ar quente permanece por causa da sensação de tempo abafado, e o mormaço continua, principalmente por causa da existência de nuvens no final da tarde. O meteorologista Dayan Carvalho explica: “há uma frente fria que está na região Sul do país, no momento. Ela tenta avançar, mas acaba sendo impedida pela massa de ar quente e seca que está presente na região Sudeste, onde se insere Minas Gerais”.

A “briga” entre as massas causa certa nebulosidade, mas não diminui o calor. A umidade do ar também continua baixa, o que contribui para o tempo seco. Em Minas, ela está oscilando em torno dos 30%. Em Belo Horizonte, a umidade registrada às 16h foi de 24%. Se chegar abaixo dos 20%, já é considerado estado de alerta pela Defesa Civil.

O fim de semana deve ser de bastante calor, e sem as madrugadas frias, como ocorria há alguns dias. “Se pegarmos os últimos, as ondas de calor tem ocorrido sim, nesta época. Pode chover em alguns momentos, mas nada significativo para mudar as condições climáticas. Vai continuar calor, até o início da primavera”, concluiu o meteorologista. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!