Entenda

O que sabemos sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho

Ainda não há número oficial de vítimas após o desastre

Por Da Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2019 | 16:06
 
 
 
normal

Uma barragem da Vale se rompeu nesta sexta-feira (25) em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Veja abaixo o que sabemos até o momento sobre o acidente.

NÚMERO DE MORTOS
Há pelo menos nove mortos. 

NÚMERO DE FERIDOS
Duas pessoas foram encaminhadas de helicóptero para o Hospital João XXII. O estado de saúde delas, porém, não foi informado. O Hospital Risoleta Neves, também em BH, se prepara para receber possíveis vítimas.

A Vale confirmou, no início desta tarde (25), que havia funcionários trabalhando na região no momento do acidente.

LOCAL DO ACIDENTE
Aconteceu na Mina do Feijão, que faz parte do completo Paraopeba. Ao todo, segundo o portal da Vale,  são 13 estruturas utilizadas para disposição de rejeitos, retenção de sedimentos, regulação de vazão e captação de água. 

DESAPARECIDOS

Mais de 400 pessoas estavam na área atingida quando a barragem se rompeu. Segundo nota do governo do Estado, 279 pessoas foram resgatadas com vida e ao menos 141 estão desaparecidas. Na manhã deste sábado (26), o Corpo de Bombeiros disse que cerca de 350 pessoas estão desaparecidas e que 189 foram resgatadas.

EQUIPES ENVOLVIDAS
O presidente Jair Bolsonaro enviou três ministros,  Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Ricardo Salles (Meio Ambiente) o almirante Bento Costa Lima e Leite (Minas e Energia), e o chefe da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, para a região. Neste sábado, Bolsonaro virá a Minas Gerais para sobrevoar a região atingida. O governador Romeu Zema também criou gabinete estadual de crise. Ele esteve no local do desastre, lamentou o ocorrido e disse que as chances de encontrar sobreviventes são pequenas.

EVACUAÇÃO
Prefeituras de Mario Campos, na mesma região, avisou os moradores da cidade para ficarem em alerta e não acessarem o leito do Paraopeba de forma alguma. A Prefeitura de Pará de Minas também emitiu um comunicado pedindo que a população que mora nas margens do Paraopeba para deixarem o local. O lamaçal já atingiu o povoado de Tejuco, que foi evacuado, conforme relataram moradores de Brumadinho. Em Brumadinho, especificamente, vários moradores deixaram a cidade após o ocorrido

RODOVIAS
Fora a estrada para Conquistinha, todas outras vias de acesso foram interditadas, conforme relatos de moradores da região.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!