festa na rua

ONG Oficina de Imagens comemora 18 anos com atividades gratuitas em BH

Com trabalho voltado para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a ONG vai oferecer na próxima terça-feira (5) uma programação gratuita com exposições, debates e música na capital

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 30 de junho de 2016 | 10:50
 
 
 
normal

A ONG Oficina de Imagens, em homenagem aos 18 anos de trabalho, vai compartilhar suas experiências na defesa dos direitos de crianças e adolescentes com uma festa na rua. O evento acontece na próxima terça-feira (5), a partir das 17h30, na rua Gennaro Masci, no bairro Santa Tereza, na região Centro-Sul.

Em um primeiro momento, serão expostas fotografias, uma linha do tempo com a trajetória da instituição e projeções com imagens dos projetos. “A Oficina de Imagens foi criada por um grupo de comunicadores e educadores preocupados em melhorar a qualidade da informação dirigida ao público infanto-juvenil e é nessa direção que estamos trabalhando até hoje, e cada vez mais”, conta o coordenador executivo, Bernardo Brant.

Durante a tarde, enquanto os convidados visitam a sede da Oficina para conhecer o trabalho desenvolvido, eles poderão participar também do lançamento de uma edição especial da Revista Rolimã, produzida por adolescentes e jovens. Nesse momento, haverá uma roda de conversa sobre a importância da comunicação para o avanço ou retrocesso dos direitos humanos.

Vão participar do bate-papo a ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Nilma Lino, e o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), Thiago Herdy. “Acredito que os repórteres que levam em consideração a defesa dos direitos humanos na hora de produzir suas reportagens não estão optando por cobrir um tema ou fazer ‘jornalismo militante’, mas por fazer bom jornalismo. Estar sensível ao mundo à sua volta e ter na ponta da língua o que a lei garante para todos são alguns dos atributos que se espera do repórter disposto a fazer o melhor trabalho possível”, afirma Thiago.

A mediação da conversa fica por conta do professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e fundador e integrante do Observatório da Juventude da UFMG, Juarez Dayrell.

Festa na rua

A partir das 17h30, a festa acontece na rua Gennaro Masci com participação da Bateria Apaetucada e, logo depois, a apresentação da contadora de histórias Rosana Mont’Alverne vai abordar os direitos humanos de maneira lúdica. Também está programada uma sessão de curtas em uma tela que será montada na rua. Tudo isso com distribuição de bolo, pipoca e algodão doce. E, para quem quiser dar uma esquentadinha no frio, vai ter também barraquinhas de caldos, sanduíches quentes e doces.

Depois das 20h, a rua Gennaro Masci se enche de música com um pocket show do rapper Blitz e Deejay Mestre Lau e DJ Russo. Além disso, o VJ Dan Ferreira agita a noite com sua performance que mistura imagem e som.

Programação:

Sede da Oficina de Imagens

13h30 às 17h: Roda de Conversa / Lançamento da revista Rolimã

Rua Gennaro Masci

17h30: Bateria Apaetucada, da Apae

18h30: Contação de história sobre direitos humanos – Rosana Mont’Alverne

18h45: Sessão de curtas

20h: Pocket Show rapper Blitz e Deejay Mestre Lau e VJ Dan Ferreira

21h: DJ Russo e VJ Dan Ferreira

 

Sobre a Oficina de Imagens

Criada em 1998, a Oficina de Imagens – Comunicação e Educação é uma organização da sociedade civil que atua para garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens.

A instituição desenvolve diversas ações nos campos da comunicação e da educação por meio da criação de metodologias inovadoras e participativas. A Oficina de Imagens também se destaca pela realização de projetos de mídia e educação, produção de conteúdos, pesquisa e monitoramento de informações relacionadas à área da infância, além de formação de educadores e professores de escolas e de atores da Rede de

Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.Com sede em Belo Horizonte (MG), a organização está presente em municípios de três regiões do território brasileiro (Centro Oeste, Nordeste e Sudeste). Além disso, desde 2000, integra a Rede Andi Brasil. Em Minas Gerais, atua no Vale do Jequitinhonha, municípios do Quadrilátero Ferrífero e Região Metropolitana de BH.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!