INVESTIGAÇÃO

Operação do MPMG mira facções que disputam tráfico na Grande BH e já mataram 28

Estão sendo cumpridos 18 mandados de prisão nesta terça-feira (3 de outubro)

Por Isabela Abalen
Publicado em 03 de outubro de 2023 | 10:06
 
 
 
normal

Uma série de homicídios cometidos por duas organizações criminosas que disputam o tráfico de drogas em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, motivou uma operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A investigação indica que ao menos 28 pessoas foram mortas nos confrontos entre as duas facções de julho de 2022 até março deste ano – isto é, foram cerca de três assassinatos por mês. 

A operação chamada Pax Vobis – referência à saudação que os bispos proferem nas missas, que significa “a paz esteja convosco” – cumpre, na manhã desta terça-feira (3 de outubro), 18 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Belo Horizonte.

As facções que disputam o controle do tráfico de drogas são da região do Barreiro, em BH, e dos bairros Joana D’Arc e Vila da Paz, mas as forças de segurança estão percorrendo, também, outras cidades, como Ibirité, Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, São Gonçalo do Pará e Viçosa. Segundo o MPMG, a investigação provou que os grupos são muito estruturados e exploravam o tráfico em diversos pontos da Grande BH. 

Participaram da operação Pax Vobis um promotor de Justiça de Minas Gerais, cinco servidores do Ministério Público de Minas Gerais, 242 policiais militares e 11 policiais penais do Estado, tendo em vista que alguns alvos da operação já se encontram presos por outros crimes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!