Participe também

'Panelaço': moradores da região Norte de BH pedem ampliação das linhas de ônibus

E mais: cruzamentos sem sinalização preocupam em Sabará; e calçada virou matagal no Alípio de Melo

Por Guilherme Gurgel
Publicado em 29 de dezembro de 2023 | 05:00
 
 
 
normal

Moradores da região Norte pedem ampliação das linhas de ônibus

Você também quer fazer uma reclamação? Clique aqui e envie sua mensagem via WhatsApp. Participe!

Meu nome é Pedro Silva, tenho 33 anos e sou líder comunitário na região Norte de BH. O que acontece, especificamente nos arredores do bairro São Bernardo, é que não passa nenhuma linha de ônibus que atende a população que mora em uma parte do bairro. Os moradores têm que caminhar por mais de dez minutos, por cerca de sete a dez ruas, para conseguir ter acesso a uma linha de ônibus que vai para a região da Pampulha. Outra opção é andar por 15 minutos para pegar outro, que vai para a estação São Gabriel. Então o que os moradores da região precisam é que ampliem as linhas de ônibus 712 (Estação Pampulha/São Bernardo) e 705 (Estação Gabriel/São Tomaz), para atender também algumas ruas que não estão sendo contempladas. É necessária a ampliação das linhas de ônibus no São Bernardo. Os moradores estão andando um longo percurso para ter acesso a poucas opções de linhas.

Resposta
A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que o bairro São Bernardo possui o atendimento das linhas 705, 712, S65, S55 e 8550, sendo que boa parte delas trafega nas avenidas Waldomiro Lobo e Washington Luiz. “A população pode solicitar melhorias e ajustes nos itinerários dos ônibus por meio dos canais de atendimento da prefeitura”, orientou a nota do município.

Cruzamentos sem sinalização preocupam em Sabará

Eu me chamo Cristiano Ferreira, sou motoboy, tenho 49 anos e moro no bairro Novo Alvorada, em Sabará, na região metropolitana. Gostaria muito que alguns cruzamentos, que ficam próximos de onde moro, tivessem uma sinalização adequada. Um é na rua Atlético, esquina com a rua Ebenezer. O outro é o cruzamento da rua Esportiva com a rua Atlético. Nenhum deles tem sinalização, nem no solo e muito menos com placas. O fluxo de carros cresceu muito nos últimos anos, e é um morro muito íngreme, então essa mudança ajudaria muito.

Resposta
A Prefeitura de Sabará informou que uma equipe da Gerência de Trânsito está “avaliando o projeto para reforçar a sinalização do local” e que os logradouros “terão a identificação viária ampliada, com prioridade aos cruzamentos destacados pelos moradores”.

Calçada virou matagal no Alípio de Melo

Moradores do Alípio de Melo, na região Noroeste de BH, estão incomodados com a quantidade de mato em algumas calçadas da região. Segundo relatos anônimos recebidos pelo Super, em algumas vias é preciso caminhar pela rua, de tão alto que está o matagal. O problema se concentra nos entornos do cruzamento da rua Guaíba com Coronel José Soares. Além de dificultar o trânsito dos pedestres, há relatos de que o mato atrai bichos, como escorpiões e lacraias, além de dificultar a limpeza, aumentando o acúmulo de lixo nas ruas.

Resposta
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que o local recebeu capina em novembro de 2023. No entanto, essa informação foi contestada pelos moradores. Após a demanda da coluna, a prefeitura realizou vistoria no local, e as ruas citadas foram capinadas. “Os serviços de capina em toda a cidade de Belo Horizonte ocorrem na frequência trimestral”, detalhou a PBH.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!