Sarampo, caxumba e rubéola

PBH amplia distribuição da vacina tríplice viral a partir desta segunda

O imunizante passa a ser disponibilizado em cinco unidades por regional

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 03 de julho de 2023 | 08:18
 
 
 
normal

O número de centros de saúde que ofertam a vacina tríplice viral - que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola - será ampliado a partir desta segunda-feira (3) em Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, o imunizante será disponibilizado em cinco unidades por regional. Antes, apenas três centros de saúde aplicavam a vacina. 

De acordo com a administração municipal, a ampliação dos locais ocorre devido ao aumento gradual do quantitativo de doses enviadas à Secretaria Municipal de Saúde pelo Ministério da Saúde. 

A PBH explica, no entanto, que a concentração da oferta em algumas unidades é necessária para "otimizar o estoque e evitar o desperdício, já que o frasco contém 10 doses com validade de 8 horas após a abertura". 

A lista dos centros de saúde e horários de vacinação pode ser verificada no portal da PBH.

Público alvo

A primeira dose da vacina tríplice viral deve ser aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Para o público até os 29 anos são necessárias duas doses da vacina, com intervalo mínimo de 30 dias. Já para quem tem de 30 a 59 anos é aplicada uma única dose da tríplice viral.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!