Regap

Petroleiros trabalham normalmente na produção de combustíveis em Minas

Sindicato explica que possível falta dos produtos se deve exclusivamente à greve de caminhoneiros

Por Gabriel Moraes
Publicado em 26 de fevereiro de 2021 | 18:53
 
 
 
normal

O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG) informou nesta sexta-feira (26) que os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão trabalhando normalmente. Com isso, a produção de combustíveis segue sua operação de rotina.

O intuito da nota emitida é descartar qualquer relação entre a possível escassez de combustível nos postos do Estado e as atividades da categoria. Desde essa quinta-feira (25), motoristas formam longas filas para garantir abastecimento.

O transtorno ocorre devido à greve dos caminhoneiros transportadores de combustível, mais conhecidos como tanqueiros, em favor da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel. Aproximadamente 3 mil trabalhadores estão parados, segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTaque).

"O Sindipetro-MG e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) se solidarizam com os trabalhadores do transporte de combustíveis, que reivindicam preços justos para o óleo diesel. Entretanto, sua pauta para os preços dos combustíveis, que exige redução do ICMS, não converge com a mudança na política de preços defendida pela FUP e seus sindicatos", informou.

Para o Sindipetro-MG, greve contra cobrança de impostos não vai ajudar nem Estados nem o país como um todo. "Redução e isenção de alíquotas de impostos, sejam eles federais ou estaduais, não irão resolver a questão se os preços continuarem seguindo o sobe e desce do mercado internacional. Além disso, reduzir impostos neste momento compromete ainda mais os cofres públicos, já afetados pela grave crise econômica brasileira, e, por consequência, toda a população", explica.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!