'Guardião belo-horizontino'

PM prende 85 pessoas em 12 horas de operação em Belo Horizonte

Além disso, a corporação apreendeu uma arma de fogo, recuperou cinco aparelhos celulares e recolheu 70 pedras de crack

Por Laura Maria
Publicado em 23 de julho de 2019 | 18:59
 
 
 
normal

Em 12 horas de operação, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prendeu 85 pessoas, apreendeu 71 máquinas de caça-níquel e recolheu notas falsas de R$ 100. Esse é o balanço parcial da operação "Guardião Belo-Horizontino", deflagrada às 6h desta terça-feira (23) em 127 regiões de Belo Horizonte. A ação vai até as 6h de quarta-feira (24).

Além disso, a corporação apreendeu uma arma de fogo, recuperou cinco aparelhos celulares e recolheu 70 pedras de crack, pasta base para cocaína e quatro tabletes, 149 buchas e quatro pés de maconha. Também foi apreendida uma balança de precisão. 

Objetivo da ação é tentar reduzir a criminalidade em Belo Horizonte. Para isso, estão nas ruas todos os policiais do setor administrativo, dando reforço por 24 horas ao policiamento ostensivo. 

Na parte da manhã, militares foram até o aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, prenderam seis homens e apreenderam drogas. Ao longo da tarde, mais de 130 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na capital, além de 68 para apreensão de menores infratores e outros 13 mandados de prisão. 

Serão 24 horas de policiamento reforçado com foco na prevenção de furtos, roubos e homicídios, ocupação dos principais corredores de centros comerciais, prevenção de homicídios nos aglomerados, prisão de traficantes e apreensão de armas e drogas.

De acordo com chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital, o tenente-coronel Rodrigo de Faria, houve uma queda nos crimes violentos no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. 

Até o momento, houve uma redução em 30% dos crimes violentos consumados. Dentro desses, os homicídios são 22% deste índice. Ainda de acordo com Faria, também houve uma queda em 31% dos roubos consumados e queda de 5% no número de furtos consumados. (Com Pedro Ferreira)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!