MISTÉRIO

Polícia investiga 'sumiço' de jovem mineira nos EUA após trabalho com influencer

Família de Perdões, no Sul de Minas, teme pela vida de Letícia Maia e pede ajuda nas redes; jovem, em vídeo, alega que sofreu abuso do pai

Por Simon Nascimento
Publicado em 16 de outubro de 2022 | 17:37
 
 
 
normal

A Polícia Civil de Minas Gerais está investigando o sumiço de uma jovem de 21 anos, após a família, que mora em Perdões, no Sul do Estado, denunciar o desaparecimento depois que ela começou a trabalhar com uma influenciadora no Texas, nos Estados Unidos. O caso ganhou notoriedade nos últimos dias após ganhar as atenções de usuários das redes sociais. 

A jovem, identificada como Letícia Maia Alvarenga, está desaparecida desde abril deste ano, segundo um post feito pelo pai dela, Cleider Castro Alvarenga, no Instagram. Na publicação, ele pediu ajuda e afirmou que a última notícia que a família obteve da jovem era de que ela estava trabalhando para a influenciadora Katiuscia Torres, conhecida nas redes como Kat a Luz. 

“Ela estava em Leander TX. Por favor, estamos desesperados, não temos contato com ela desde 04/2022, se alguém tiver alguma notícia nos avise, peço também que compartilhem com outros grupos e pessoas que possam nos ajudar”, clamou o pai nas redes sociais. Em um outro post, Cleider levantou a hipótese de que a filha tenha sido vítima de tráfico humano. Pessoas que responderam à publicação afirmaram que a foto de Letícia consta em um site de prostituição. 

A reportagem tentou contato telefônico com a família da jovem, mas as ligações não foram atendidas. Apesar do clamor da família, Letícia reativou as redes sociais e fez uma sequência de publicações em um perfil no Instagram onde justificou ter desaparecido por não ter mais desejo de conviver com os pais. A jovem relatou em vídeos que, na infância, teria sido abusada pelo pai. 

“Não queria estar expondo isso, falando do meu passado. Mas chegou em um ponto que já chega”, disse ela. “Eu quero expor que quando eu era criança eu já fui abusada pelo meu pai. Minha mãe sempre ia para a roça e eu ficava com meu pai. Então era nesse tempo que tudo acontecia. Ele abusava de mim, abusava sexualmente e eu falava para minha mãe, ela chegava em casa e eu falava o que aconteceu e ela agia como se nada tivesse acontecido e deixava para lá”, argumentou Alvarenga.

Os abusos, segundo ela, ocorreram até os 15 anos. A relação com a influenciadora, inclusive, teria começado a partir das violações que ela teria sofrido. “Comecei a fazer consulta com a Kat e ela foi a única pessoa que contei essa história e ela me falou que eu deveria ir para os Estados Unidos para fazer au pair lá”, acrescentou. 

Inicialmente, a ida de Letícia aos EUA se deu, justamente, para o programa de au pair, quando a pessoa passa a fazer parte de uma família americana durante um ano para ajudar a cuidar dos filhos. Em troca, recebe acomodação, refeições, remuneração e oportunidade de estudos. Em meio às divergências de versões entre a família e Letícia, a influenciadora Kat Torres publicou nas redes sociais, na última sexta-feira, vídeos dizendo que a jovem está no Brasil e que estaria muito feliz. 

No entanto, os perfis da influenciadora foram desativados em seguida. Além de Letícia, nas redes sociais também há outra denúncia envolvendo a influencer, desta vez sobre o sumiço de uma jovem chamada Desiree Freitas. O caso é semelhante, já que ela teria ido aos Estados Unidos para o programa de au pair, mas teria desaparecido após envolvimento com Kat Torres. 

Em um dos posts feitos por Letícia, ela citou a jovem. “Só me deixem a mim a KAT, e a Desirre em paz. A gente só sofreu demais nessa vida. Só sumam, desapareçam, todos vcs. A gente não aguenta mais isso”, publicou. A reportagem de OTEMPO questionou a Polícia Federal (PF) para saber se há alguma investigação sobre a situação das duas jovens e sobre a denúncia de tráfico humano que paira sobre a história.

O Ministério das Relações Exteriores também foi indagado. Entretanto, os órgãos não responderam até a publicação desta matéria. Veja, abaixo, nota da Polícia Civil de Minas na íntegra. 

"A Polícia Civil informa que há registro de desaparecimento da jovem, de 21 anos, cujos fatos relatados na ocorrência estão sendo apurados pela Delegacia de Polícia Civil em Perdões."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!