Brumadinho

Porta-voz dos bombeiros pede cautela com notícias falsas

Segundo a corporação, as fake news impactam diretamente o trabalho dos militares empenhados nas buscas e salvamento

Por Michelyne Kubitschek
Publicado em 31 de janeiro de 2019 | 07:25
 
 
 
normal

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, fez um apelo à populacão por meio do Instagram oficial da corporação militar alertando sobre a necessidade de as pessoas checarem informações antes de compartilharem conteúdos duvidosos.

No vídeo, ele ressalta que notícias falsas, as fake news, impactam diretamente o trabalho dos militares empenhados nas buscas e salvamento realizados em Brumadinho, região metropolitana da capital.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um recado sobre as Fake News que estão circulando nas redes sociais sobre a tragédia que ocorreu em Brumadinho. . Veja abaixo o que é verdade e o que não é. Pedimos a todos que neste momento delicado nos ajudem a combater as notícias falsas. . . É Fake: . ❌“Estamos recusando ajuda na tragédia de Brumadinho”. . ❌“O governo não está se preocupando com os animais”. . ❌“Equipamentos trazidos de Israel não são efetivos para as buscas". . . A verdade é: . ✔️Recebemos muitas ofertas de ajuda, mas nesse momento é preciso manter o foco no trabalho do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Militar e Civil, que estão atuando de forma integrada e dentro de protocolos voltados para esse tipo de tragédia, inclusive com o auxílio de profissionais de outros Estados. . ✔️Os animais estão sendo recolhidos para receber acompanhamento veterinário. Aqueles que não têm condições de serem removidos imediatamente estão recebendo água e alimento. Em casos de animais agonizantes, a eutanásia é prevista como norma para evitar o sofrimento. . ✔️Os equipamentos israelenses se revelaram de grande utilidade, para mapeamento de celulares e para diferenciar a lama do concreto. Ressaltamos que toda ajuda oferecida foi muito bem recebida. . O povo mineiro agradece a mobilização de todo o Brasil e até de outros países. Seguimos trabalhando em conjunto e orando pelas famílias.

Uma publicação compartilhada por Corpo de Bombeiros Militar/MG (@bombeirosmg) em

Ainda no post, os bombeiros destacam três notícias que circularam nas redes sociais, improcedentes, segundo a corporação.

Segundo o corpo de bombeiros, é fake a informação de que as forças policiais em atuação nas buscas e resgate às vítimas da Barragem I da mina Córrego do Feijão, da Vale, estejam sendo recusadas.

A instituição explicou que, no momento, "o foco é manter o trabalho concentrado entre Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil, que atuam de forma integrada". Também afirmaram que é não é verdade a informação que o governo não tem se preocupado com os animais vítimas desse desastre. Foi explicado que parte dos animais foi resgatda. Outros, ainda sem condições para remoção, recebem água e alimento. Já os animais em agonia, têm sido eutanasiados, seguindo protocolo, de acordo com o post.

Ainda esclarecendo sobre notícias falsas, os bombeiros afirmaram que os equipamentos israelenses "foram de grande utilidade para mapeamento de celulares e para diferenciar lama de concreto". A notícia de que o aparato trazido pelo exército israelense seria ineficaz partiu do comadante da corporação, tenente-coronel Eduardo Ângelo, em declaração divulgada na última segunda-feira (28).

Logo depois, os bombeiros disseram que o comentário do militar havia sido mal interpretado.

Aihara vítima de perfis fakes

Um dos símbolos da tragédia da barragem da Vale, pela postura serena, fala articulada e segurança ao repassar informações à imprensa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, ganhou notoriedade nas redes sociais desde começo desta semana. Foram mais de 80 mil novos  seguidores somente nos últimos três dias. Desde então, perfis falsos do militar são vistos no Instagram.

Nessa quarta, pelo menos quatro supostos perfis com o nome do militar podiam ser vistos na mídia social.

Em um deles, um destaque trazia a informação de que, devido ao grande volume de trabalho, Aihara estaria impossibilitado de responder seguidores, mas que o faria tão logo fosse possível. Perfis falsos podem ser denunciados na própria plataforma.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!