Nacional

Portões se fecharam às 13h no primeiro dia de provas do Enem

Candidatos começarão a responder as questões às 13h30; Em Belo Horizonte, portões da PUC-MG se fecharam pontualmente

Por Bernardo Miranda
Publicado em 04 de novembro de 2018 | 13:33
 
 
 
normal

Os portões dos locais em que foi aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Minas Gerais se fecharam às 13h e a maioria dos mais de 583 mil candidatos esperados para as provas no Estado não encontrou dificuldades para chegar até o local dos testes dentro horário. Cerca de 5,5 milhões de participantes se inscreveram em todo o Brasil para realizar as provas. Os candidatos começarão a responder as questões às 13h30.

Mesmo com a entrada em vigor do horário de verão nesse domingo, foram poucos registros de quem perdeu a hora e encontrou o portão já fechado. 

No campus Coração Eucarístico da PUC Minas, na região Noroeste de Belo Horizonte,  um dos locais com maior concentração de candidatos na capital, apenas uma pessoa chegou depois do horário previsto. 

Constrangida por um grupo de jovens que veio ao local só para acompanhar a chegada dos atrasados, ela disse que o motivo que a fez perder a hora foi o horário e foi embora rapidamente, sem conceder entrevistas, depois de ser alvo de brincadeiras de mau gosto do grupo que acompanhava a chegada dos atrasados.

Mas teve também quem  foi até o local de provas apenas para demonstrar apoio aos candidatos. Um grupo de oração da Igreja Católica cantava músicas e oferecia abraços para quem chegava para fazer o Enem.

O aposentado José Da Costa, 63, saiu cedo de casa pra não perder a hora. De bengala e com dificuldades para andar ele seguia para fazer o Enem pela terceira vez. Seu sonho é ser aprovado no curso de Letras.

"Depois que me aposentei, decidi ir atrás de mais estudo. Eu estudo demais em casa. Gosto de ler de tudo e quero estudar agora na sala de aula, fazendo Letras. O povo fala que tem idade pra estudar, mas não tem não. Tem que estudar até o fim", disse. 

A psicóloga Roseli Dias trouxe a família inteira pra acompanha o filho que tenta uma vaga em Engenharia Civil. "Acho muito importante o apoio da família nessa hora. É um momento de tensão, por mais que se prepare, há uma ansiedade nesse processo. E ter a companhia da mãe, do pai e do irmão traz uma confiança a mais para ele fazer a prova" afirmou.

Nesse domingo os estudantes fazem as provas de Redação, linguagens e ciências humanas. Eles terão 5h30 para concluir o exame. A sequência será no próximo domingo (11), com questões de ciências da natureza e de matemática.

As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos em um sistema do governo federal, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. As notas também são aceitas em 27 instituições de Portugal. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!