Santa Efigênia

Prefeitura de BH irá cortar árvores da praça Hugo Werneck devido a lesões

Plantas deverão ser replantadas, mas processo só ocorre durante o período chuvoso

Por Gabriel Moraes
Publicado em 05 de maio de 2021 | 19:35
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) concedeu autorização para a supressão, ou seja, o corte de duas árvores de grande porte localizadas na praça Hugo Werneck, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul da capital. A operação será feita devido a lesões de grandes dimensões no tronco, com exposição de lenho em estágio avançado de degradação, o que pode oferecer riscos aos transeuntes.

Segundo a PBH, as plantas, da espécie "ficus microcarpa", estão incluídas na área tombada do local. Elas deverão ser replantadas, no entanto, não necessariamente isso ocorrerá na mesma praça.

"Conforme a legislação vigente (Deliberações Normativas nºs 69 e 92), para cada árvore suprimida há uma compensação ambiental equivalente para reposição arbórea. No entanto, isso não significa que o plantio será realizado no mesmo local da supressão. Porque muitas árvores foram plantadas em locais inadequados ou com espécie incompatível", informou a PBH.

Ainda de acordo com o Executivo, o plantio de uma árvore em local público necessita de atender a uma série de critérios técnicos. "Há locais em que a árvore existia antes da legislação e que após a supressão, por força da lei, aquele local passa a não poder receber novo plantio", disse.

Além disso, o replantio pode demorar meses, já que o serviço de supressão é realizado praticamente o ano todo, enquanto o plantio é concentrado no período chuvoso, que vai de outubro a abril, com o objetivo de otimizar os resultados, permitindo um melhor desenvolvimento da muda plantada.

Capital arborizada

Conforme a prefeitura, a taxa de áreas verdes por habitante em BH é maior do que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No último período chuvoso, a capital teve o plantio de cerca de 4,2 mil mudas de árvores.

"O número supera as mais de 2.420 árvores plantadas no ano anterior, um crescimento de 72,9% na comparação entre os dois períodos", completou a PBH.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!