Ajuda humanitária

Previsão de mais frio faz PBH prorrogar plano de contingência a morador de rua

Dentre as medidas adotadas estão a entrega de cobertores e agasalhos, além do encaminhamento para abrigos públicos

Por Da Redação
Publicado em 05 de agosto de 2021 | 17:31
 
 
 
normal

Acionado no dia 29 de julho por causa das baixas temperaturas em Belo Horizonte, o plano de contingência para população em situação de rua foi prorrogado até o próximo dia 9. A medida, conforme a prefeitura, foi adotada porque a capital mineira ainda terá dias de frio intenso.

Por isso, equipes do executivo vão continuar intensificando as ações de proteção dos moradores sem-teto nas nove regionais. Dentre as medidas adotadas estão a entrega de cobertores e agasalhos, além do encaminhamento para abrigos públicos.

A PBH informou, ainda, que disponibilizou um telefone para acionamento no período noturno em caso de emergência, como hipotermia. Nessas situações, a população deve ligar para o número 153 e pedir socorro. "Para solicitações de atendimento que não são emergenciais, o pedido deve ser realizado no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte", informou.

O plano de contingência, que é intersetorial, conta com equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), Saúde (SMSA), Segurança e Prevenção (SMSP) e da Defesa Civil. A Guarda Municipal e o Centro Integrado de Operações (COP) também monitoram toda a cidade para articular os atendimentos e acolhimentos do público em situação de rua.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros em BH devem marcar 10ºC até a próxima segunda-feira (9). Nesta sexta-feira (6), a temperatura mínima será um pouco mais elevada e deve ficar em torno dos 13ºC. 

Mas, entre sábado (7) e segunda, haverá novo declínio. A máxima no período não deve ultrapassar os 23ºC. O céu ficará parcialmente nublado e sem previsão de chuva, informou o instituto.

Confira dicas de saúde para o período de frio.
 
- Hidrate-se.
- Realize lavagem nasal com soro fisiológico. Qualquer pessoa pode e deve fazer a lavagem ao menos duas vezes ao dia. 
- Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele.
- Mantenha as extremidades do corpo bem aquecidas e hidratadas.
- Realize atividades físicas utilizando agasalho.⠀
- Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano.
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!