Onda de calor

Previsão do tempo: Belo Horizonte deve registrar neste sábado o dia mais quente

Nessa sexta-feira (18), termômetros marcaram 34,5ºC na capital; expectativa é que o sábado seja ainda mais quente

Por Lara Alves
Publicado em 19 de setembro de 2020 | 11:43
 
 
 
normal

A onda de calor que atinge Belo Horizonte há mais de sete dias garantiu à cidade um recorde de dia mais quente do ano nessa sexta-feira (18) quando termômetros marcaram 34,5ºC. E, se antes parecia estar quente, a promessa é que o sábado (19) seja com calor ainda mais forte: espera-se, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma temperatura máxima superior a 35ºC para este dia que inicia o último final de semana do inverno.

Antes de sexta-feira, o recorde de calor pertencia à data de 13 de janeiro quando termômetros de BH registraram 33,8ºC. Contrariando o senso popular, é justamente no inverno e no início da primavera – que será nesta terça-feira (22) – que Minas Gerais registra suas temperaturas mais elevadas no ano em função de uma característica própria destas estações no Brasil, como detalha o meteorologista Cléber Souza do Inmet. “Tradicionalmente, as maiores temperaturas em Belo Horizonte são registradas justamente nos meses de setembro e outubro, quando estamos entre o inverno e a primavera. É uma característica que se repete a cada ano”.

O aumento nas temperaturas neste sábado (19) é fruto da aproximação de uma frente fria que deverá chegar à capital mineira neste domingo (20). Entre segunda-feira (21) e quarta-feira (23) é esperada uma redução nas temperaturas máximas, além disso, pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas podem acontecer em pontos isolados da região metropolitana de Belo Horizonte.

“A tendência é que o céu permaneça entre claro e parcialmente nublado no domingo já com possibilidade de chuvas isoladas na região metropolitana. A temperatura cai com o aumento da nebulosidade e a atuação da frente fria, que já está no Sudeste do Brasil, provoca céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas até quarta-feira”, esclarece. O aumento na quantidade de nuvens no céu traz um alívio para a condição do ar, e a umidade relativa deverá subir nos próximos dias.

Recorde também em Minas Gerais

Enquanto a notícia da aproximação de pancadas de chuva em Belo Horizonte traz alívio para a cidade que está desde 23 de agosto sem precipitações, no Norte de Minas Gerais a situação é bastante diferente. Municípios nesta região deverão ter recordes de temperatura pelos próximos dias e não há previsão de trégua. Para este sábado (19), acredita-se que algumas cidades terão temperaturas superiores a 40ºC, e a umidade do ar permanece abaixo de 15% – índice semelhante ao detectado em áreas desérticas como o próprio Saara no Norte da África.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!