Fiscalização

Radares do Anel Rodoviário são retirados, e não há data de reativação

Os equipamentos estão sendo substituídos no trecho que liga o bairro Califórnia, na região Oeste, ao bairro São Gabriel, na região Nordeste; Segundo o Dnit, os radares estão sendo retirados porque venceu o contrato com a empresa que fazia os serviços de fiscalização

Por Raquel Penaforte
Publicado em 30 de setembro de 2020 | 14:13
 
 
 
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Ao menos 17 km do Anel Rodoviário, que tem uma extensão total de 27 km, em Belo Horizonte, estão sem os radares de controle de velocidade. Os equipamentos estão sendo substituídos no trecho que liga o bairro Califórnia, na região Oeste, ao bairro São Gabriel, na região Nordeste.

O trajeto é de jurisprudência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que não informou a quantidade de aparelhos retirados de operação nem quando os novos equipamentos serão instalados e passarão a funcionar. Há mais de um ano, dez radares do trecho já não estavam operando.

Segundo o Dnit, os equipamentos estão sendo retirados porque venceu o contrato com a empresa que fazia os serviços de fiscalização. O trecho só volta a ter a velocidade controlada após a conclusão da licitação e também aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O departamento não informou qual o estágio do processo. No entanto, em uma lista dos radares sob responsabilidade do órgão em trechos da BR–381 e da BR–262 que fazem parte do Anel Rodoviário, consta que o Dnit está aguardando a assinatura do contrato.

Até lá, o respeito ao limite de velocidade fica nas mãos dos motoristas.

Histórico de acidentes

O Anel Rodoviário é marcado por batidas graves e mortes. No dia 19 de agosto, uma carreta desgovernada atingiu 19 veículos. Por sorte, não houve óbitos. 
 

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