SAÚDE

Remanejamento de leitos preocupa médicos do Odilon Behrens

Médicos do hospital alertam sobre ação iminente que pode ameaçar o atendimento e a segurança dos usuários do SUS da rede metropolitana

Por AILTON DO VALE
Publicado em 04 de setembro de 2015 | 17:55
 
 
 
normal

O setor de emergência do Hospital Odilon Behrens, na região Noroeste de Belo Horizonte, sofrerá uma drástica redução no número de leitos na próxima terça-feira. Haverá um remanejamento na unidade e 16 leitos de cuidado crítico serão transferidas para a UPA Noroeste II, que fica ao lado do centro de saúde.   

A notícia pegou de surpresa os médicos do hospital. O Dr. Leonardo Paixão, que representa os funcionários do setor de emergência, alerta que a mudança será calamitosa. “A estrutura atual já não consegue atender o fluxo de pacientes em estado crítico. Imagine então o que vai acontecer quando sobrarem apenas quatro leitos na unidade. Vai ser uma situação catastrófica. Certamente os pacientes terão o atendimento comprometido”, ressaltou o médico, em entrevista a O Tempo.

Segundo Leonardo Paixão, as equipes assistenciais do Odilon Behrens não foram comunicadas diretamente pela direção do hospital, o que não possibilitou a abertura de um diálogo entre funcionários e gestores. “Tudo foi avisado de última hora, de uma forma bastante nebulosa e vertical. Sem um pronunciamento oficial. Temos inúmeras questões sem respostas para esse remanejamento. Isso inquieta os servidores, pois a mudança ameaça a segurança dos usuários do SUS da rede metropolitana”.

Na tarde desta sexta-feira, os médicos do setor de emergência entregaram ao vereador Veré da Farmácia (PSDC) um documento pedindo uma audiência extraordinária na Câmara Municipal para analisar o caso. No domingo está programada uma manifestação dos servidores em frente ao centro de saúde.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de uma nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde, confirmou que mudanças acontecerão nos próximos dias no hospital. No entanto, o comunicado informa que a UPA Noroeste terá um espaço duas vezes maior que a área de urgência e emergência do Odilon Behrens, e contará com instalações mais modernas e amplas para atender a população.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!