Iniciativa

'Rua do Respeito' promove atendimento a moradores de rua em BH

Projeto realizado em parceria entre órgãos do poder Judiciário e voluntários, no bairro Santa Tereza, oferece assistência médica, jurídica, cadastro e higiene pessoal

Por Bárbara Ferreira
Publicado em 29 de setembro de 2015 | 13:48
 
 
 
normal

Moradores de rua de toda a capital se juntaram na manhã desta terça-feira, no bairro Santa Tereza, região leste da capital e foram recebidos com programações culturais, alimentação e com uma série de serviços, como a elaboração de documentos e certidões e cortes de cabelo. A iniciativa faz parte do projeto Rua do Respeito, que é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). 
 
Ao longo do dia, haverá uma série de eventos, como música, contação de histórias, oficina de percussão corporal, apresentações de circo e muita música. Além disso, ao longo da rua Conselheiro Rocha, próximo a rua Alvinópolis, foram montados vários estandes, como o de assistência médica, jurídica, cadastro e higiene pessoal. A expectativa da organização de eventos, segundo o promotor de Justiça, Paulo César Vicente de Lima, era de receber cerca de 500 moradores de rua. 
 
Para a maioria aquilo significa um acalento, já que muitos tem vontade de restabelecer suas vidas e sair das ruas. “Em uma pesquisa realizada pela prefeitura, fica claro que 94% deles quer retomar a sua vida. Mas ainda é preciso ter paciência e acabar um pouco com essa visão conservadora que a sociedade tem com essas pessoas. Precisamos quebrar esses paradigmas para conseguir recuperar essas pessoas”, explica o promotor. 
 
A primeira dama do Estado, Ana Carolina Oliveira, que fica a frente do Servas, também esteve no local e afirma que há a intenção de avançar com o projeto e até mesmo de levá-lo para outras cidades. No entanto segundo ela, “a maioria das pessoas em situação de rua estão nas capitais” e por isso começar a atuação em Belo Horizonte. 
 
Houve também parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), que organizou o evento, disponibilizou a estrutura e as atividades culturais. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!