Gratuito

Santa Casa de BH amplia tratamento de glaucoma

Redação O Tempo

Por GABRIELA SALES
Publicado em 08 de outubro de 2010 | 23:13
 
 
 
normal

O glaucoma é uma das doenças que mais afetam homens e mulheres em idade entre 30 e 65 anos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Silenciosa, ela pode levar à cegueira completa.

Por causa da gravidade do problema, o maior centro de referência de Minas Gerais, a Santa Casa de Misericórdia, na capital, amplia o atendimento para os portadores da doença, com a abertura do novo Centro de Tratamento de Glaucoma e Catarata.

Segundo o coordenador do centro Wagner Batista, o novo espaço possibilitará mais atendimentos. "Recebemos pacientes de todos os municípios do Estado. Hoje temos cerca de 1.600 pacientes atendidos por ano, mas que arcam com o próprio medicamento", explicou.

O novo centro irá oferecer, além da consulta médica, todo o tratamento da doença, incluindo medicamentos, uso de laser e a intervenção cirúrgica. A expectativa é que, até agosto de 2011, o número de atendimentos chegue a 10 mil pacientes com o acompanhamento completo por ano.

Segundo Batista, cada colírio, pode custar R$100 por mês. "Temos casos de pacientes que abandonam o tratamento por não terem condições de comprar o medicamento", disse.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!