Março Azul

Santa Casa faz mutirão de colonoscopia para prevenção de câncer colorretal

Ao todo, 60 pacientes do SUS vão fazer o exame capaz de diagnosticar a doença

Por Raquel Penaforte
Publicado em 23 de março de 2024 | 12:09
 
 
 
normal

Sessenta pacientes da Santa Casa de Belo Horizonte realizam neste sábado (23) o exame de colonoscopia. O mutirão é uma ação do Março Azul, momento em que se reforça a necessidade do diagnóstico precoce do câncer colorretal, o segundo que mais acomete homens e mulheres no país.

"Este mutirão é uma forma de conscientizar a população sobre essa doença, pois ainda há muito preconceito sobre o exame, mas a gente garante que a colonoscopia é um exame rápido, indolor, fácil de ser feito. Todos os homens e mulheres, a partir dos 45 anos, devem procurar um atendimento com a ideia de começar a prevenção", explica o proctologista e coordenador do Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa, Guilherme Santos.

Segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, mais de 45 mil pessoas vão ser diagnosticadas com o câncer colorretal, desses, pouco mais de 21 mil serão homens e cerca de 23 mil serão mulheres.

"O diagnóstico, às vezes, é tardio, pois o câncer geralmente não dá sintomas, quando os sintomas aparecem, como anemia, perda de peso, mudança no comportamento intestinal ou sangramento, às vezes pode ser um tumor avançado. Ele fica anos lá crescendo, e por isso a importância do diagnóstico precoce", comentou.

Os sessenta pacientes escolhidos para a ação foram previamente selecionados, após indicações médicas e passarem por avaliação pré anestésica.

A recepcionista Eliane Cristina Pedrosa, de 54 anos, estava sentindo dores abdominais e foi orientada a fazer o exame. Neste sábado, ela participou do mutirão e agora está mais tranquila por estar cuidando da saúde.

"Foi tão rápido, não senti nada. Garanto para todo mundo que pode vir fazer o exame sem medo. Além disso, todo mundo é muito simpático e acolhedor", afirma.

Mês para conscientizar o ano todo

O secretário de saúde de Minas Gerais, Fabio Baccheretti, que esteve na Santa Casa para acompanhar o mutirão, destacou que o atendimento voltado para prevenção deste tipo de câncer acontece em todas a unidades de saúde do Estado.

"Este é o hospital que mais faz colonoscopia, são mais de 300 por mês, mas, em todo Estado tem este exame. Por isso, todo homem e toda mulher precisa ir ao posto de saúde e pedir sua colonoscopia", pontou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!