Segurança em risco

Semana Santa: embriaguez ao volante cresce 160% em BRs que cortam MG

Segundo a PRF, 144 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool; doze deles foram presos

Por Gabriel Rezende e Vitor Fórneas
Publicado em 01 de abril de 2024 | 18:51
 
 
 
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O feriado prolongado da Semana Santa de 2024 teve aumento de 161,82% no número de flagrantes de embriaguez ao volante nas rodovias federais que cortam o Estado. O dado, conforme apontam autoridades e especialistas, configura desrespeito às leis de trânsito e deve seguir de alerta. Com relação aos números de mortes e os acidentes, houve um decréscimo nos índices, segundo a Polícia Rodoviária Federal — na comparação do feriado deste ano com o do ano passado. Entre quinta-feira (28 de março) e domingo (31), foram 119 acidentes — com quatro mortes e 119 feridos*. Em 2023, foram 113 acidentes, com 163 feridos e 10 óbitos.

Nos quatro dias, 144 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados, frente a 55 no ano anterior. Doze foram presos. Dirigir sob efeito de álcool está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto como infração (artigo 165) quanto crime (artigo 306). A diferença está na quantidade de álcool no organismo do motorista. Se for superior a 0,3 mg/L, é crime de trânsito e resulta em prisão. As duas são como infração gravíssima (7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e penalizadas com suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

“O número de motoristas presos por esse motivo [embriaguez ao volante] foi bastante expressivo”, reconhece o inspetor da PRF, Aristides Junior. Também seguem altos os desrespeitos às leis de trânsito. Segundo a instituição, foram 2.919 infrações de excesso de velocidade e 424 autuações por ultrapassagem proibida nas rodovias federais que cortam o Estado; em 2023, foram 3.281 e 390, respectivamente. “Essas condutas colocam em risco não apenas os ocupantes do veículo, mas os demais usuários da rodovia”, reforça a instituição.

Análise de especialista

Especialista em trânsito, Silvestre Andrade analisa que o “fator humano é o mais preponderante para os acidentes”. “A imprudência continua muito acentuada”, analisa. Conforme os dados da PRF, a redução no número de veículos fiscalizados entre 2023, quando foram mais de 8 mil, e 2024, com 6,1 mil, reforçam o desrespeito dos motoristas com relação às leis de trânsito.

“Se o esforço de fiscalização é o mesmo [ou menor, neste caso], significa que mais pessoas infringiram a legislação de forma grave, com ingestão de bebida alcoólica e colocando a própria vida e as vidas de outras pessoas em risco. Não deveria haver nenhum caso de desrespeito à legislação de trânsito”, analisa o especialista, reforçando que muitas vezes os casos de imprudência só são “descobertos quando o pior acontece”, como em um acidente grave com vítimas.

Além do fator humano, o especialista reforça a importância da manutenção em dia dos veículos. “Quando se combina esses fatores à malha rodoviária de Minas Gerais, que é muito grande, a maior do Brasil, a possibilidade de acidente aumenta. Tanto é que são programadas mais ações de fiscalização”, reforça o especialista.

Manutenção em dia

Além dos fatores humanos, com respeito ao cansaço, os carros devem estar com a manutenção em dia, em condições para viajar. Os pontos de alerta, conforme o tenente André Muniz, do Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), estão relacionados aos equipamentos obrigatórios do veículo, como luzes, espelhos e limpadores de para-brisa.

“Leve o carro a um mecânico de confiança. É importante fazer revisão e verificar os equipamentos obrigatórios. No caso dos limpadores de para-brisa, algumas vezes os motoristas só descobrem que o sistema está ruim quando estão na estrada, com tempestade. Isso é muito perigoso”, alerta.

Os pneus são outro ponto que requer toda atenção dos condutores. Além da calibragem — que deve ser feita com os pneus frios —, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste dos pneus. Para isso, recorra ao chamado TWI, sigla para “Tread Wear Indicator”, que em tradução do inglês para o português significa “indicador de desgaste da banda de rodagem”.

O TWI é um pequeno marcador, em forma de saliências ou barras, localizado na banda de rodagem. Quando a banda fica nivelada com os marcadores, é um sinal claro de que os pneus precisam ser substituídos. Andar com os pneus desgastados é ainda mais perigoso no período chuvoso, devido ao risco de aquaplanagem.

*O acidente com seis mortes na BR-351 ocorrido no domingo (31) em Unaí, no Noroeste de Minas Gerais, não está computado nos dados apresentados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Apesar de ter ocorrido em uma rodovia federal, o trecho está concedido para fiscalização estadual, pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv). 

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