Belo Horizonte

Stock Car cogitou evento na Cidade Administrativa e no aeroporto Carlos Prates

A corrida esportiva será realizada no entorno do Mineirão, na região da Pampulha; escolha do local é alvo de protestos

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 01 de março de 2024 | 12:20
 
 
 
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A Cidade Administrativa e a área do antigo aeroporto Carlos Prates foram dois lugares cogitados para receber a etapa da Stock Car que será realizada em Belo Horizonte. Os locais, no entanto, foram descartados sob justificativa de falta de infraestrutura. A informação foi repassada pelo CEO da empresa Speed Seven Participações, Sérgio Sette Câmara, um dos responsáveis por trazer o evento para a capital mineira, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (1° de março).

"O aeroporto Carlos Prates não tem um fácil acesso. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte tem um projeto para construir moradias populares na área. Não seria possível esperar cinco anos, que é o período do contrato da corrida na cidade, para depois a prefeitura começar a fazer as obras. Já a Cidade Administrativa só tem uma entrada, o que também inviabiliza", explicou.

Além da melhor infraestrutura, a escolha pelo entorno do Mineirão, segundo Sette Câmara, foi definida pelo fato da região fazer parte do principal cartão postal da cidade, a Lagoa da Pampulha.

"Teremos transmissão para todo o Brasil e mais 153 países. São imagens que vendem a cidade para todo o país e o mundo. Talvez seja o maior evento da história de Belo Horizonte. Além disso a região já recebeu corridas com grandes pilotos, como os Fittipaldi e Toninho da Mata. Foram eventos que reuniram um público de 100 mil pessoas", argumentou.

Antigo aeroporto Carlos Prates

No dia 8 de fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo Federal assinaram o contrato de cessão gratuita de parte do terreno onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates – desativado em abril do ano passado. A área que ficará sob responsabilidade do município por um período de 20 anos.

Em 2023, a prefeitura da capital apresentou ao Governo Federal um projeto para a construção de um novo bairro, com moradias populares, centro de saúde, UPA, escolas, parques e área de esportes e lazer, entre outros. Estão previstas reuniões quinzenais até agosto, quando o projeto para utilização do imóvel deverá ser finalizado.

A reportagem de O TEMPO questionou a Prefeitura de Belo Horizonte sobre ter recebido propostas da organização da Stock Car para que o evento pudesse ocorrer na área do antigo aeroporto Carlos Prates e na Cidade Administrativa. O executivo municipal ainda não respondeu. A matéria será atualizada com o posicionamento.

O Governo Federal, que também é responsável por parte da área do antigo aeroporto Carlos Prates, foi procurado, mas não se manifestou. O posicionamento será acrescentado na reportagem. 

Obras no entorno do Mineirão

Para a realização do evento no entorno do Mineirão, na região da Pampulha, além do corte de 63 árvores no entorno do estádio, o que tem gerado protestos desde a última quarta-feira (28 de fevereiro), estão previstas modificações para garantir que a corrida ocorra no local. Essas mudanças geraram um gasto total de R$ 20,3 milhões, pagos com dinheiro público, pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Em ordem de serviço publicada no último dia 19 de fevereiro no Diário Oficial do Município (DOM), a PBH anunciava a empresa vencedora da licitação para "engenharia de adaptação do entorno do Mineirão para utilização como circuito automobilístico temporário".

"São Paulo recebe a Fórmula 1 e investe milhões, mas o retorno é muito maior. O mesmo vai acontecer em Belo Horizonte. A prefeitura faz esse investimento agora, e vai conseguir recuperar esse dinheiro em questão de meses. A arrecadação anual que a prefeitura deve ter com o evento será de R$ 20 milhões por ano", projeta Sette Câmara.

Prefeitura não deu detalhes sobre o gasto

A reportagem de O TEMPO questionou a PBH sobre o investimento de R$ 20 milhões para a realização da corrida na cidade. Em nota, sem ao menos citar o gasto alvo da solicitação, o município apenas enalteceu os "benefícios" que a realização do evento trará para a cidade.

"A inclusão de Belo Horizonte no calendário da Stock Car Pro de 2024 promove o turismo, movimenta o mercado local e proporciona o desenvolvimento de esportes automobilísticos na capital mineira.  Cálculos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Administrativas (Ipead), da UFMG, estimam que a realização do evento terá um impacto positivo de cerca de R$ 1 bilhão em 5 anos, além de gerar mais de 1,5 mil empregos temporários em diversas áreas, tais como montagem da estrutura e logística, alimentação e transporte.  O evento é transmitido ao vivo para 153 países, gerando visibilidade mundial para a cidade". defendeu.

A prefeitura foi novamente questionada sobre o gasto milionário do dinheiro público, mas se limitou a dizer apenas que o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, e o secretário de Meio Ambiente, José Reis, participaram de coletiva de imprensa na quarta e que eles responderam "a todos os questionamentos". O TEMPO acompanhou a coletiva e, em momento algum, os secretários falaram sobre os gastos municipais.

Corte de árvores e manifestações

A Justiça mineira mandou suspender o corte de árvores no entorno do Mineirão, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, para realização do evento Stock Car BH. A decisão é do juiz Thiago Grazziane Gandra, da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, da comarca de Belo Horizonte, e foi publicada na tarde desta quinta-feira (29 de fevereiro).

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) havia iniciado o corte de 63 árvores próximas ao estádio nessa quarta (28), o que gerou uma série de protestos. A partir de agora, a Justiça determinou a multa de R$ 50 mil para cada árvore que for derrubada antes do fim do processo.  

O magistrado considerou que há quesitos que ainda devem ser avaliados na documentação da prefeitura que autorizou as intervenções na região da Pampulha. Nesse meio tempo, no entanto, o juiz Gandra decidiu pela prevenção das espécies das árvores no entorno do Mineirão. Ainda não há uma definição se a supressão dar árvores irá continuar.

A Stock Car

Belo Horizonte será uma das sedes da Stock Car pelos próximos 5 anos, conforme acordo assinado pela organizaçãodo evento junto com a Prefeitura de Belo Horizonte em dezembro de 2023. A realização do evento será no entorno do Mineirão.

A primeira corrida irá ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024. Neste ano, o evento espera reunir cerca de 30 mil pessoas por dia.

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