REGIÃO LESTE

Técnica de enfermagem é agredida durante exame em centro de saúde de BH

Profissional recebeu um soco na barriga; equipe de saúde pede mais segurança

Por Isabela Abalen
Publicado em 01 de dezembro de 2023 | 14:07
 
 
 
normal

Uma técnica de enfermagem foi agredida por uma paciente durante o atendimento no Centro de Saúde Alto Vera Cruz, na região Leste de Belo Horizonte, na tarde dessa quinta-feira (30 de novembro). No momento da agressão, não havia nenhum guarda municipal no local. Desde o início de novembro, a prefeitura ordenou a segurança nos períodos de funcionamento dos postos de saúde após um médico ser espancado por um lutador de MMA

De acordo com o coordenador administrativo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar, que acompanhou o caso, a funcionária estava realizando um teste de glicemia, quando foi surpreendida por um soco na barriga vindo da paciente. Com o impacto da agressão, a mulher chorou, mas a paciente teria continuado a insultá-la. 
 
A Prefeitura de BH lamentou o ocorrido e disse que a “Guarda Civil Municipal está tomando todas as providências cabíveis no sentido de contribuir para que a autora da agressão seja localizada e punida com base na lei”. Ainda segundo o Executivo, o prefeito Fuad Noman (PSD) reiterou a ordem para que a Guarda Civil esteja presente nos Centros de Saúde durante todo o período de funcionamento. 

Na avaliação do representante sindical, Israel Arimar, a medida não soluciona o problema. “O guarda tem que fazer o seu horário de almoço, às 16h, terminam de trabalhar, quando os centros de saúde funcionam até às 19h. Até em postos da Polícia Militar são dois policiais, como um só guarda vai dar conta dos centros de saúde? No momento da agressão da funcionária, não havia nenhum segurança”, denuncia. 

Para Arimar, o mais adequado seria a contratação de uma equipe de segurança privada. “Primeiro, queremos que contratem de novo os porteiros demitidos em 2016. Depois, segurança privada. A Guarda Municipal também é uma corporação policial. Bandido também adoece, também toma vacina, e a presença de guardas pode gerar até mesmo retaliação”, explica. 

O que diz a Prefeitura de BH? 

"A Prefeitura de Belo Horizonte lamenta o ocorrido no Centro de Saúde Alto Vera Cruz e informa que a Guarda Civil Municipal está tomando todas as providências cabíveis no sentido de contribuir para que a autora da agressão seja localizada e punida com base na lei. 

O prefeito Fuad Noman reiterou a ordem para que a Guarda Civil Municipal esteja presente nos Centros de Saúde durante todo o período de funcionamento."

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!