COM CONFUSÃO

Terceira etapa de implantação do Move é concluída em BH

Usuários ainda encontram dificuldades em relação a informação; uma passageira que pegou o ônibus errado e ficou sem dinheiro para voltar para casa ganhou um cartão de passagem de funcionários da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas do Estado

Por VINÍCIUS LACERDA / CAMILA KIFER
Publicado em 26 de abril de 2014 | 08:42
 
 
 
normal

O Move (nome dado ao BRT) metropolitano entrou em funcionamento a meia-noite deste sábado (26). A terceira etapa da instalação do Transporte Rápido por Ônibus foi concluída a partir da implantação do sistema em cinco cidades da Grande BH. O objetivo é atender mais de 60 mil passageiros. Porém, a implantação começou com confusão e dúvidas. 

A reportagem de O TEMPO percorreu a estação São Gabriel e percebeu vários monitores eletrônicos com informações. Além disso, funcionários orientavam os passageiros que desembarcavam no terminal. 

Mesmo com toda divulgação, ainda teve usuário que foi pego de surpresa e se confundiu no momento de acessar o Move. “A dificuldade de informação é uma falta de respeito com o cidadão. Com uma mudança como essa não dá para ter esse tipo de confusão. Sai do meu trabalho e fui informada por um vendedor de bala onde pegar o meu ônibus. Mesmo assim peguei o coletivo errado e fiquei sem dinheiro para ir embora", declarou a  técnica de enfermagem Deyve Luciti Jardins, de 56 anos. 

Funcionários da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas do Estado (Setop) e da empresa ótimo se compadeceram da situação e doaram para a passageira um cartão no valor de R$ 10.

Já a cuidadora de idosos Ivanecir Maria da Silva Rodrigues, de 44 anos, não encontrou problemas. " O motorista do meu ônibus me passou todas as informações necessárias sobre o novo sistema. Por isso não tive nenhuma dúvida neste sábado. Além disso, achei o Move muito confortável" disse a cuidadora de idosos. 

A confusão foi concentrada em usuários do transporte público das cidades de Santa Luzia, Sabará, Caeté, Jaboticatubas e Taquaraçú de Minas que passaram a utilizar dois ônibus da sua cidade de origem até o centro da capital. Agora, quem for em direção a região central de Belo Horizonte deverá desembarcar na estação São Gabriel e embarcar no Move, de acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER).

Expectativa 

Com a terceira etapa implantada serão mais de 130 mil usuários usando o novo sistema. Ao todo, contando com a circulação do Move municipal e metropolitano, 41 linhas serão afetadas em função da implantação. Antes essas linhas ligavam um polo a outro, agora serão 36 linhas alimentadoras que irão desembarcar na estação São Gabriel.

Infraestrutura

Os usuários da região metropolitana devem passar pelos mesmos problemas de infraestrutura enfrentados  por passageiros da capital. Isso porque a estação São Gabriel ainda se encontra em obras de adaptação para o Move.

Passagem

Os cartões Ótimo e BHBus podem ser adquiridos na Estação São Gabriel, a R$ 5. O Ótimo será entregue também nas linhas convencionais nos primeiros dias do BRT, gratuitamente.

Atualizada às 10h20

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!