Durante visita de vereadores a estações de integração Vilarinho e Venda Nova do Move, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) anunciou melhorias em segurança, sinalização, conforto e limpeza dos terminais. Apesar das promessas, parlamentares pretendem fazer relatório com sugestões e as falhas detectadas, e enviar à prefeitura ainda nesta semana.
Proposta pelo vereador Pablito (PV), a visita reuniu mais seis parlamentares nas estações Venda Nova e Vilarinho, na região de Venda Nova. O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, os acompanhou e apresentou as metas da autarquia para cada falha apontada.
Na parte de sinalização, ele prometeu retirar as faixas de pano colocadas temporariamente nas estações e instalar um modelo de localização no padrão de “aeroporto”. “Serão painéis com informações sobre onde os usuários poderão encontrar as linhas”, explicou. Com conteúdo fixo, os painéis não serão digitais e terão projeto-piloto na estação Vilarinho, a partir de maio. As TVs que informam tempo de espera pelos ônibus serão mantidas.
Outro projeto é reforçar a segurança das estações com a contratação de policiais da reserva. Cesar disse que a prefeitura apresentou à Polícia Militar e ao Estado projeto que prevê aposentados integrando um grupo de vigilância. “Vigilância particular armada é muito caro”.
Enquanto o projeto não sai, a BHTrans promete abrir licitação para contratar vigilantes para as estações de transferência.
Conforto. A BHTrans informou que pretende dobrar o número de escadas rolantes na estação São Gabriel (hoje há três) e reforçar a iluminação e o número de lixeiras. “Há poucos assentos e sanitários interditados, o que faz diferença para usuários”, disse Pablito.
Saiba mais sobre o modal
Passageiros. O sistema estreou em março de 2014, custou quase R$ 1 bilhão, tem mais de 400 veículos e faz 3.600 viagens diárias. O Move da capital transporta 500 mil pessoas por dia, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
Expansão. O Expresso Amazonas prevê faixas exclusivas para veículos coletivos e integração com as regiões Oeste e Barreiro, segundo a BHTrans. A licitação da estação de integração São José deve ser publicada neste semestre. O Move no Anel Rodoviário depende de obras de recuperação da via.
Metropolitano. O sistema metropolitano entrou em operação em abril de 2014, custou R$ 162 milhões, atende 14 cidades e atende cerca de 173 mil usuários por dia. São três terminais: São Gabriel e Vilarinho (na capital, e Morro Alto, em Vespasiano); e duas estações provisórias – São Benedito (Santa Luzia) e Justinópolis (Neves).
Andamento. Segundo a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, a retomada das obras nas estações de Justinópolis, São Benedito e Bernardo Monteiro – paralisadas em 2014 – depende da aprovação do orçamento 2015.