REDES SOCIAIS

UFMG em filme da 'Disney Pixar'? Instituição adere à trend e recebe criticas

As imagens com traços de desenhos da Pixar têm se tornado uma febre nas redes sociais.

Por Bárbara Ribeiro
Publicado em 31 de outubro de 2023 | 12:26
 
 
 
normal

E se a UFMG fosse parar em um filme de animação? Foi com essa pergunta que a instituição de ensino compartilhou nas redes sociais e recebeu diversas críticas ao usar a nova trend para transformar um ponto do Campus da Pampulha, em Belo Horizonte, em animação.

Na publicação, o perfil escreveu a seguinte legenda. “Entramos na trend e recriamos a nossa Praça de Serviços por meio de inteligência artificial, imaginando grandes aventuras vividas pelos alunos nesse cenário”. Em seguida, completou: “Sabemos que a IA abre portas para mil possibilidades novas, mas também sabemos que seu uso pode ser controverso…“ Apesar da nova "trend" ter se tornado uma febre nas redes sociais, a postagem da Universidade recebeu diversas críticas de internautas. 

"Se pegassem alguém dentre as centenas de artistas que frequentam a UFMG ao invés de usar ferramenta que rouba arte, talvez tinha saído algo parecido ao invés de um circo numa cidade antiga aleatória que só ta escrito "UFMG", escreveu uma internauta.

"Eu e minha amiga @blluberry desenhamos cenários e personagens da própria UFMG pro nosso dating game e ficaram muito mais característicos e com personalidade do que qualquer IA faria, indicou outra.

" ufmg. Vocês tem aluno de artes visuais e design na universidade. Close errado isso aí", pontuou outro seguidor. 

O local escolhido pela UFMG foi a Praça de Serviços, que é considerado ponto de encontro dos estudantes. O espaço está localizado na principal via de acesso do Campus Pampulha – na Avenida Mendes Pimentel – e reúne lojas que se destinam ao comércio e à prestação de serviços à comunidade universitária. Além de um anfiteatro, com espaço para apresentações culturais. 

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a assessoria da Universidade Federal de Minas Gerais que informou não irá se pronunciar sobre o tema. O espaço segue aberto para atualizações.

Desenhos Pixar

As imagens com traços de desenhos da Pixar têm se tornado uma febre nas redes sociais. Com a ajuda de uma ferramenta de inteligência artificial, usuários conseguem transformar famosos pontos turísticos em animações, assim como imagens de pessoas anônimas e famosos. 

Apesar de serem bem parecidas com as animações originais da Pixar, os desenhos têm sido criadas pela Microsoft, que usa um "robô desenhista". Por trás dessa tecnologia, está o DALL-E 3, sistema da OpenAI (a mesma dona do ChatGPT), que usa inteligência artificial para criar ilustrações.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!