Campus Morro do Cruzeiro

Ufop confirma contaminação de água após exames e suspende aulas presenciais

Instituição também suspendeu o funcionamento do restaurante universitário em Ouro Preto e Mariana

Por Gabriel Rezende
Publicado em 28 de novembro de 2023 | 18:28
 
 
 
normal

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), na região Central de Minas Gerais, confirmou a contaminação da água em pontos do Campus Morro do Cruzeiro. A instituição suspendeu as atividades presenciais até quarta-feira (31 de novembro) enquanto promove ações de limpeza. Os bebedouros que forneciam o líquido suspeito de contaminação estavam interditados desde a semana passada.

Conforme a UFOP, "as áreas identificadas como fontes de contaminação foram isoladas imediatamente" e foi feita "sanitização química com cloro". Além da suspensão das atividades presenciais, a UFOP suspendeu também, até quarta-feira, o funcionamento do restaurante universitário em Ouro Preto e Mariana, que recebem a alimentação produzida no campus Morro do Cruzeiro.

As atividades consideradas essenciais não foram suspensas. A universidade se comprometeu a conceder aos trabalhadores acesso à água adequada para consumo. Orientações sobre o sistema eletrônico de frequência foram enviadas pela administração às respectivas chefias.

A previsão é de que os trabalhos de limpeza sejam finalizados até esta quarta-feira. A UFOP ressalta que a decisão de cancelar as aulas prioriza "a segurança da comunidade".

Na última quinta-feira (23 de novembro), a UFOP informou sobre a realização de exames para diagnosticar a qualidade da água. Segundo informou a universidade na época, os trabalhos incluíram a inspeção de encanamentos, reservatórios e outros componentes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!